Até hoje era ficção

A Fundação X Prize, que usa o slogan “evolução através de competição”, lançou durante a última edição da CES seu mais novo desafio, que desta vez premiará com US$ 10 milhões a primeira empresa privada a construir um scanner portátil bem específico. Ele deve ser capaz de detectar 15 doenças e medir o estado geral da saúde do paciente, algo nos moldes do aparelho Tricorder, usado pelos personagens da série Star Trek.

De acordo com as regras da Fundação, o dispositivo deve ser wireless, portátil (pesando no máximo 2,2 kg) e usar seus sensores para coletar, analisar e armazenar dados da saúde do paciente. Na série de ficção científica os Tricorders eram aparelhos usados pela tripulação da SS Enterprise para diversas funções, incluindo obter dados à distância sobre um planeta desconhecido e, claro, para verificar o estado de saúde do Capitão Kirk, Dr. Spock, Tenente Uhura, e seus amigos.

Segundo Peter Diamandis, presidente da Fundação X Prize, a invenção será capaz de “revolucionar a saúde pública”, caso a vencedora chegue a ser produzida comercialmente. O tema para a competição estava definido desde a metade de 2011, mas o lançamento oficial da competição, assim como seus principais detalhes técnicos, só se tornaram públicos agora.

Tendo como mote “lançar competições que estimulam o desenvolvimento tecnológico de toda humanidade”, o prêmio X Prize se tornou célebre em meados da década de 90, após oferecer uma recompensa de US$ 10 milhões à primeira empresa privada a se arriscar num voo espacial – desafio que foi superado apenas em 2004. Desde então a iniciativa já premiou empresas que construíram um carro capaz de percorrer 100km com apenas três litros de gasolina e soluções capazes de oferecer uma maneira de limpar vazamentos de óleo no mar de maneira rápida.

Com informações: The Register, BBC.

Relacionados

Escrito por

João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.