Intel GPA coloca o desempenho do seu computador à prova
Desabilite o pixel shading com apenas um clique usando o aplicativo ainda em teste
Direto da GDC, São Francisco (EUA) — Aproveitando o início da Game Developers Conference, a Intel lançou a nova versão de seu kit de ferramentas de análise de performance chamado de Intel Graphics Performance Analyzers (GPA). Eu aproveitei pra conferir de perto.
O kit conta com algumas ferramentas que desenvolvedores podem ver em tempo real cada detalhe do consumo de recursos no processamento gráfico em 3D. A interface é bem intuitiva, simples e permite que o usuário apenas arraste e solte pra ver um novo indicador ou trocar por outro.
Uma coisa que me impressionou foi a possibilidade de fazer ajustes direto pela ferramenta e ver instantaneamente o resultado. Com alguns cliques dá pra desligar todas as texturas, transformar toda a tela em wireframes ou desabilitar pixel shading. Na hora, aparece um indicador indicando quanto de melhora foi feita.
Outro ponto que me impressionou foi a possibilidade de fazer ajustes em variáveis usadas pelo DirectX, ou nos shaders e visualizar a mudança na hora.
A grande novidade para esse ano foi a demonstração da ferramenta especial no Android. Por enquanto em fase de testes, em breve desenvolvedores vão ter todo o kit para ajustes e melhorias na produção de games em 3D. A versão de testes só roda em aparelhos com chip Atom fabricados pela própria Intel.
Ainda não há previsão de lançamento e não sabemos se vai funcionar em outras arquiteturas, o que é um problema, já que a maioria dos aparelhos hoje com Android vem com chip ARM.
Vale ressaltar que o kit de desenvolvimento da Apple já conta com ferramentas parecidas pra quem desenvolve para Mac ou iOS — vem tudo no pacote do XCode.
Leia | O que é renderização? Saiba como funciona o processo de geração de imagens digitais