Sorte dos londrinos, que terão Wi-Fi de graça no metrô
No país da Copa as coisas andam a passos lentos, vagarosos, moribundos. Estamos acostumados com esse ritmo brasileiro desde que nascemos. E aí bate a inveja boa quando chega a notícia de que a prefeitura de Londres determinou a instalação de Wi-Fi de graça no legendário metrô da cidade. Mais uma vez os londrinos se dão bem.
O contrato entre a Virgin Media e a prefeitura foi celebrado nessa semana. Pela prefeitura, pela companhia, e principalmente pelos usuários do metrô, que passarão a ter internet de graça enquanto vão para qualquer que seja o destino — trabalho, lazer, sei lá. Serão até 120 estações com o sistema de Wi-Fi funcionando plenamente até o fim do ano. E eu acredito que deve funcionar muito bem, em contraste com o que a gente costuma ver por aqui.
Imagino que o desafio de instalar o Wi-Fi no metrô de Londres seja grande. Algumas estações de lá são verdadeiramente enterradas no chão, a muitos metros de distância do solo. Isso complica bastante a vida dos técnicos que iniciarão o procedimento de instalação da infraestrutura de dados no meio de transporte.
A Virgin Media diz que o serviço de internet “permitirá a milhões de residentes e visitantes acessem sites e destinos onlines e fiquem atualizados quando a notícias e eventos, revisem os melhores lugares para almoço e descubram ótimas atrações em Londres a partir de seus celulares, tablets, laptops e dispositivos conectados”.
Aqui em São Paulo durante muito tempo houve discussão sobre a instalação da rede de telefonia celular nas estações. Sim, para fazer ligações — e eventualmente internet móvel, mas esse não era o mote da tentativa. Não sei em que pé a situação se encontra atualmente, visto que várias operadoras já ampliaram a cobertura própria para oferecer telefonia no metrô.
De qualquer forma, há iniciativas similares à da prefeitura de Londres no país. Na semana passada o governo do Rio de Janeiro anunciou a cobertura de internet grátis no Complexo do Alemão, uma importante — e gigantesca — comunidade na cidade maravilhosa.
Atualizado às 18h13. Com informações: Engadget