Instagram diz que resolveu falha no login; usuários no Brasil relatam problemas

Usuários no Brasil têm problemas ao fazer login no Instagram; ainda há vários relatos no Twitter e no Reclame Aqui sobre a falha

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

No início da semana, diversos usuários no Brasil tiveram problemas ao fazer login no Instagram: eles precisavam provar que a conta era deles, mas não recebiam o código de confirmação por e-mail — às vezes porque o endereço foi modificado de forma indevida. A rede social diz que já resolveu isso, mas ainda há vários relatos no Twitter e no Reclame Aqui sobre essa mesma falha.

“O problema já foi resolvido, obrigado pela paciência”, diz o Instagram em comunicado ao Tecnoblog. Segundo a assessoria de imprensa, os usuários precisam realizar novamente o processo de validação de conta; é recomendável reiniciar o app.

De fato, algumas pessoas conseguiram recuperar o acesso à conta, mas ainda há diversas queixas nesta quinta-feira (26). “Estou há três dias sem acesso ao meu Instagram, já fiz de tudo e nada adianta”, diz uma usuária no Twitter. “Desisti de tanto esperar uma resposta e nada… criei uma nova conta”, afirma outra usuária.

Basicamente, o Instagram exibe o aviso “ajude-nos a confirmar que esta conta é sua” e envia um código de segurança por e-mail ou celular. No entanto, esse código simplesmente não chega. Às vezes, surge também a mensagem “Erro: challenge_required”.

Instagram

“Já tentei recuperar a conta, porém sem sucesso”, explica um usuário no Reclame Aqui. “Eles falam que precisam da confirmação, e que enviam um código por e-mail, porém esse código nunca chegou.”

O problema afetou até mesmo usuários que afirmam ter ativado a autenticação por dois fatores, que exige um código além da senha para fazer o login.

E-mail de recuperação foi alterado em contas do Instagram

Em alguns casos, há sinais de que a conta foi hackeada: o endereço de e-mail e o número de telefone são diferentes do que a pessoa cadastrou. “Não consigo acessar minha conta, meu e-mail de recuperação de senha foi alterado”, diz um usuário no Twitter.

Há queixas semelhantes no Reclame Aqui. “Estava mexendo normalmente até que apareceu uma mensagem para confirmar minha identidade, ‘Ajude-nos a confirmar que esta conta é sua’, porém o e-mail que aparece não é o meu”, diz um usuário. “E não consigo recuperá-lo através do telefone pois não é o meu também.”

Alguns usuários dizem que o Instagram reverteu o e-mail vinculado à conta para o endereço correto, nos casos em que isso foi alterado de forma indevida. Se isso aconteceu com você, é uma boa ideia entrar em contato com o suporte (de novo); fora isso, o jeito é aguardar mais alguns dias até que a empresa resolva o problema para todo mundo.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados