Claro/NET vê alta de 98,9% em queixas na Anatel sobre internet fixa

Reclamações sobre banda larga da Claro e NET Virtua quase dobraram na Anatel, mas TIM Live continua com pior índice

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 9 meses
Cable Modem da banda larga Claro NET Virtua. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

A Anatel registra as insatisfações e os problemas dos consumidores nos serviços de telecomunicações, e divulgou nesta terça-feira (4) o balanço de queixas do primeiro semestre de 2020. A Claro praticamente dobrou o número de protocolos recebidos com queixas sobre o serviço de banda larga NET Virtua. Ainda assim, a TIM Live continua como o maior índice de reclamações.

Reclamações sobre banda larga da Claro quase dobram

A pandemia trouxe um maior nível de exigência pelo serviço de banda larga fixa, e as reclamações confirmam: houve alta de 31,8% na comparação com o primeiro semestre de 2019.

A operadora com a maior variação foi a Claro: a dona do serviço NET Virtua recebeu 131,9 mil reclamações, alta de 98,87% em relação ao mesmo período do ano passado. O indicador quase que dobrou: no 1º semestre de 2019, a operadora recebeu 66,3 mil protocolos.

Claro justifica aumento de reclamações por conta de lives e home office

Em nota, a Claro afirma que “não é possível fazer comparações precisas com o mesmo período no ano passado diante do cenário atual de pandemia, que gerou uma migração brusca de tráfego de dados dos escritórios para as residências, movida principalmente pela adoção do trabalho e educação remotos, além do fenômeno das lives”.

Por outro lado, as outras grandes operadoras não passaram por tamanha turbulência. A TIM Live apresentou por uma redução de 20,23% na comparação anual; a Vivo teve aumento de 16,82%; já a Oi teve queda de 3,82% nos protocolos. Apenas as pequenas prestadoras tiveram uma alta considerável, com acréscimo de 92,01% nos protocolos.

TIM Live é a banda larga mais reclamada

Ainda que a alta da Claro seja significativa, a TIM continua como a operadora de banda larga com maior índice de reclamações (IR). A métrica da Anatel indica a quantidade de protocolos para cada 100 usuários; quanto maior o IR, pior a avaliação.

Operadoras mais reclamadasÍndice de reclamação (IR)Principais queixas
1º lugar – TIM Live8,83Sem conexão de dados
Lentidão ou velocidade reduzida de conexão
Não cumprimento de reparo
2º lugar – Sky4,16Lentidão ou velocidade reduzida de conexão
Sem conexão de dados
Cobrança em desacordo com o contratado
3º lugar – Claro/NET Virtua2,81Lentidão ou velocidade reduzida de conexão
Cobrança em desacordo com o contratado
Cobrança com valor incorreto
4º lugar – Oi2,47Lentidão ou velocidade reduzida de conexão
Sem conexão de dados
Persistência do problema após reparo
5º lugar – Vivo2,35Lentidão ou velocidade reduzida de conexão
Cobrança em desacordo com o contratado
Sem conexão de dados

O painel público da Anatel já conta com os dados do 1º semestre. A plataforma permite descobrir qual a operadora mais reclamada por região, bem como o IR e as principais queixas de cada prestadora.

Atualizado em 5 de agosto às 18:35 com inclusão de posicionamento da Claro

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados