Windows 11: Microsoft detalha mudanças no menu de contexto
Menu de contexto do Windows 11 terá novo visual e botões, como copiar, colar, abrir arquivos e mais, no topo da lista de opções
Menu de contexto do Windows 11 terá novo visual e botões, como copiar, colar, abrir arquivos e mais, no topo da lista de opções
A Microsoft vai alterar o visual do menu de contexto no Windows 11. Nesta segunda-feira (19), a companhia apresentou as mudanças que serão aplicadas na ferramenta que aparece ao clicar com o botão direito do mouse. Entre as novidades, estão o design renovado, a presença dos botões para copiar, recortar e colar no topo do menu, e mais.
Os detalhes vieram a público no blog do Windows. Segundo a Microsoft, ainda que a versão atual seja útil, existem pontos a melhorar. A empresa diz que o menu é “excepcionalmente longo” e inclui comandos que são raramente utilizados. Algumas opções, que deveriam permanecer agrupadas, também tendem a ficar distantes.
Estas questões serão resolvidas com a chegada do Windows 11. Além do novo visual, o menu já vai apresentar as opções para copiar, colar, recortar, excluir e renomear arquivos logo no topo. Os botões “Abrir” e “Abrir com” também ficarão agrupados no começo da lista de opções próximo aos demais itens mais utilizados no dia a dia.
A função para compartilhar os arquivos também recebeu reforços. Ao selecioná-la, os usuários terão acesso aos dispositivos próximos logo de cara. Em outra seção, o menu vai mostrar contatos encontrados no aplicativo de email, para que o arquivo seja enviado em anexo. Também haverá uma lista de aplicativos na última divisória.
A Microsoft diz que “nenhum comando foi removido completamente” e que aplicativos Win32 não empacotados terão acesso às novidades. Além disso, os usuários contarão com o botão “Mostrar mais opções”, para carregar o menu de contexto do Windows 10. A alternativa também poderá ser acionada pelo atalho de teclado “Shift + F10”.
O Windows 11 é a nova versão do sistema da Microsoft. Anunciado em junho, a atualização agrega mudanças no design, como a barra de tarefas centralizada, o novo menu Iniciar e as janelas com os cantos levemente arredondados. O software ainda terá widgets, taxa de atualização dinâmica, Microsoft Store com visual renovado e mais.
O sistema chegará como uma atualização gratuita a quem possui computador com Windows 10 nos próximos meses. Em junho, a Microsoft liberou a primeira prévia (Insider Preview) para download. Saiba se o seu computador pode rodar o Windows 11.
Com informações: Microsoft e XDA-Developers
Leia | Guia de atalhos para controle e navegação do Windows 11