Microsoft Edge pode estar vazando os sites que você visita para o Bing

Navegador estaria compartilhando informações com uma página de API do buscador; especialista diz se tratar de um erro de um recurso

Ricardo Syozi
Por
Edge
Edge (Imagem: Divulgação / Microsoft)

Ao que tudo indica, o Microsoft Edge está compartilhando as URLs que visitamos para o site da API do Bing. Relatos começaram a surgir em postagens no Reddit na semana passada, nas quais o navegador estaria enviando solicitações para o “bingapis.com” com os dados completos de todas as páginas que entramos por ele.

A descoberta foi feita pelo usuário hackermchackface em um post no Reddit. Ele afirmou que “a pesquisa de referências a este URL fornece poucos resultados, além de nenhuma documentação sobre esse recurso”. Diversos usuários da rede social tentaram entender os motivos do navegador estar enviando as informações de visitas para o site de API, mas sem grandes conclusões.

De acordo com o The Verge, a empresa de Redmond está ciente da situação e está investigando os relatos. Ademais, o portal de notícia de tecnologia estadunidense falou com Rafael Rivera, um engenheiro de software e desenvolvedor do app de volume EarTrumpet, sobre o assunto. Na opinião do profissional, isso parece ser parte de algo mal implementado no Edge:

O Microsoft Edge agora tem um recurso de “acompanhamento do criador”, que é ativado por padrão. Parece que a intenção era notificar o Bing quando você está em determinadas páginas, como YouTube, The Verge e Reddit. Mas não parece estar funcionando corretamente, em vez disso, envia quase todos os domínios que você visita para o Bing.

Vale lembrar que a dona do Windows começou a testar este recurso em 2022 na versão Canary do navegador. Sendo assim, se você não quiser enviar seus dados de URL para o bingapis.com, basta desabilitar essa opção.

Edge Acompanhamento do Criador
Opção de acompanhar o criador no Edge (Imagem: Reprodução / Reddit)

Microsoft testa novas capacidades no Edge

A empresa de Redmond vem apresentando novidades para seu navegador desde o início de 2023. Primeiro, ela liberou a opção de você ter duas abas lado a lado na mesma janela do Edge, algo que promete facilitar o uso diário para diversas pessoas.

Além disso, o novo Bing com ChatGPT chegou ao browser em fevereiro, permitindo que os usuários realizem pesquisas mais profundas através da inteligência artificial. Até mesmo um novo editor de imagens deu as caras no Microsoft Edge neste ano.

Entretanto, toda novidade pode trazer dor de cabeça. O exemplo do vazamento de URLs para a API do Bing pelo navegador é um ótimo exemplo disso. Ou seja, vale ficar de olho em cada capacidade inédita adicionada ao aplicativo antes de sair experimentando.

Receba mais sobre Bing na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados