WhatsApp: novo código secreto coloca senha em conversas individuais

Recurso Chat Lock foi liberado no WhatsApp em maio; agora o usuário pode esconder seus chats usando uma senha própria, que é usada para pesquisá-las na lista de conversas

Felipe Freitas
Por
WhatsApp libera a criação de senhas no Chat Lock (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
WhatsApp libera a criação de senhas no Chat Lock (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp liberou hoje a ferramenta de código secreto, que na prática permite trancar os chats individuais com uma senha. O principal nome da Meta, Mark Zuckerberg, disse que os usuários terão maior privacidade quando usarem o aplicativo de mensagens.

A novidade deve chegar aos poucos para toda a base de usuários. É preciso entrar na conversa, abrir os ajustes e selecionar “Ocultar conversa” (não custa lembrar que as conversas ocultas ficam numa pasta especial do mensageiro). Depois, é preciso selecionar a opção de criar código secreto.

Faz alguns meses que o WhatsApp oferece a função de travar o aplicativo (como um todo) com senha. A nova ferramenta dá controle mais individual a cada chat. De acordo com a empresa, o usuário poderá abrir o campo de busca e digitar a senha para ir diretamente àquele chat específico.

Meta destaca proteção ao usuário

Mark Zuckerberg, o principal nome da Meta, destacou que o recurso dará ao usuário mais privacidade para esconder suas conversas. A empresa também cita casos em que pessoas em situações vulneráveis necessitam de mais proteção para esconder contatos importantes.

A pasta de conversas bloqueadas pode ser ocultada ou não pelo usuário. Com isso, o usuário precisa buscar pelas conversas usando algum meio “secreto”. Antes disso, somente o PIN do aparelho podia ser utilizado. E claro, se não quiser esconder a pasta de conversas trancadas, não precisa de senha para encontrá-la.

No comunicado à imprensa, o WhatsApp ainda afirma que seguirá levando novidades para esse recurso — e quem sabe a ferramenta de notificação de capturas de tela no Android 14 tenha um papel no futuro. Outra atualização no Chat Lock é que você pode restringir o acesso a uma conversa apenas ao pressioná-la a partir da lista de chats.

Como sempre, a liberação desses recursos é feita de forma gradual para os usuários do WhatsApp. Se eles ainda não apareceram para você (criação de senha e novo modo de bloquear o acesso às conversas), aguarde mais um tempo. Essas funções não podem ser acessadas pelo WhatsApp Desktop ou Web.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados