Apple conquista os 7 primeiros lugares da lista de mais vendidos de 2023
Dos dez smartphones mais vendidos em 2023, sete são iPhones. Samsung ocupa as outras posições com seus smartphones de entrada
Dos dez smartphones mais vendidos em 2023, sete são iPhones. Samsung ocupa as outras posições com seus smartphones de entrada
Em 2023, a Apple, pela primeira vez em sua história, emplacou sete dos dez smartphones mais vendidos no ano. O resultado vem de uma pesquisa da Counterpoint Research, empresa de análise de mercado de tecnologia. Na liderança do ranking está o iPhone 14, lançado em 2022, com seus irmãos 14 Pro e Pro Max fechando o pódio, respectivamente.
Na quarta colocação está o iPhone 13, lançado em 2021. O iPhone 15 Pro Max é o modelo de 2023 mais bem colocado, chegando na quinta posição. Na sequência vem o iPhone 15 Pro e o iPhone 15.
Mesmo sendo o iPhone 15 sendo a linha mais recente, é natural que o modelo do ano não atinja as primeiras colocações. O alto preço de lançamento, aliado com a curta janela entre o início das vendas e o fim do ano, faz com que eles se tornem smartphones mais competitivos no ano seguinte. Um indicativo disso é que o iPhone 15 Pro Max foi o celular mais vendido no último trimestre de 2023.
Como aponta a pesquisa da Counterpoint Research, os dez smartphones mais vendidos de 2023, que contam com Galaxy A14 5G, Galaxy A04e e Galaxy A14 4G fechando o ranking, representam 20% da fatia de mercado. O iPhone 14 representa 3,9% dos aparelhos vendidos no ano passado.
A empresa comenta que a pouca diferença entre o iPhone 13 o iPhone 14 foram responsáveis por aumentar as vendas das versões 14 Pro. Esses modelos estrearam o Dynamic Island, que substituiu o notch na borda da tela. Ainda assim, as vendas do iPhone 14 representam uma fatia de 3,9%.
Já os motivos do iPhone 13 estar bem colocado vêm do Japão e da Índia. No terra do sol nascente, as operadoras fizeram promoções que alavancaram as vendas dos iPhone mais “antigos”. Já na Índia, a queda de preço do iPhone 13 melhorou o custo-benefício do celular.
A Counterpoint Research diz em sua análise que o Brasil, junto da Índia, México e Indonésia, é um dos responsáveis pelo volume de vendas dos Galaxy A04e e Galaxy A14 4G. Já a versão 5G do Galaxy A14 teve um bom desempenho nos Estados Unidos e Índia (olha ela de novo).
Para 2024, a Counterpoint aposta que todos os smartphones do top serão modelos 5G. Isso se deve porque algumas fabricantes passarão a lançar somente modelos com essa conexão. A empresa ainda dá o palpite que as fabricantes chinesas entrarão na lista.