Anatel cobra operadoras por medidas na internet fixa e Wi-Fi
Entre as sugestões da Anatel para a crise do coronavírus, estão o aumento na velocidade de internet fixa e liberação de Wi-Fi
Entre as sugestões da Anatel para a crise do coronavírus, estão o aumento na velocidade de internet fixa e liberação de Wi-Fi
A Anatel enviou um ofício às operadoras cobrando medidas que ampliem o acesso aos serviços de telecomunicações durante a pandemia do coronavírus (Covid-19): isso inclui aumentar a velocidade da banda larga fixa, liberar redes Wi-Fi em locais públicos, e flexibilizar prazos em casos de inadimplência.
No documento, a Anatel afirma que o setor de telecomunicações é fundamental na prevenção e resposta aos impactos negativos causados pela disseminação do coronavírus.
A agência reconhece que algumas operadoras fizeram ações de forma voluntária — a Claro é uma delas. No entanto, é necessário adotar medidas gerais mínimas; estas são as sugestões:
As operadoras também deverão se preparar para “medidas excepcionais” a serem tomadas durante a pandemia. As reuniões da Anatel serão feitas com participação remota a partir desta semana.
Antes mesmo de a Anatel divulgar o ofício, a Claro anunciou aos clientes que iria aumentar a velocidade da banda larga, ampliar as franquias de dados móveis, liberar acesso ao Wi-Fi em locais públicos e isentar o tráfego de dados do aplicativo Coronavírus SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Além disso, Oi, Sky e a própria Claro também liberaram sinal de canais pagos desde o final de semana, de forma a levar conteúdo, informação e entretenimento para quem está em casa aguardando o término da pandemia.
Com informações: Anatel.