TIM e Oi são operadoras com mais reclamações na Anatel
Anatel reúne reclamações em telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura
Anatel reúne reclamações em telefonia móvel, banda larga fixa e TV por assinatura
A Anatel divulgou nesta quarta-feira (8) o ranking das operadoras com mais reclamações entre janeiro e junho de 2018. O número total de queixas caiu 15,6% em relação ao ano passado, mas segue alto — especialmente na TIM (telefonia móvel), Oi (banda larga fixa) e NET (TV por assinatura).
A telefonia móvel foi o serviço com maior número de queixas, totalizando 701 mil no semestre. No pré-pago, o principal motivo das reclamações foi “crédito pré-pago”; no caso do pós-pago, foi “cobrança”.
A TIM foi a operadora mais reclamada; este é o ranking:
Enquanto isso, a telefonia fixa recebeu 337 mil reclamações; o principal motivo (41%) foi “cobrança”. Isso me parece bastante, dado que sua relevância vem diminuindo com a popularização dos celulares.
A Oi recebeu o maior número de queixas, à frente da NET e Vivo:
A banda larga fixa vem a seguir, com 247 mil reclamações. Aqui, o motivo mais reclamado foi “qualidade, funcionamento e reparo” (42%).
A Oi também “venceu” neste ranking, à frente de NET e Vivo:
Por fim, temos a TV por assinatura. Foram 195 mil reclamações no semestre, e o principal motivo foi “cobrança” (48%).
Aqui, houve um empate técnico: Sky e NET (oh oh) receberam o mesmo número de queixas.
De janeiro a junho, a Anatel recebeu 1,49 milhão de reclamações em seus canais de atendimento. É uma queda de 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Houve menos queixas em todos os serviços, especialmente em TV por assinatura (-20%) e telefonia móvel (-17,5%).
A Anatel lembra que você pode fazer sua reclamação em diversos canais de atendimento: pelo site Fale Conosco, pelo app Anatel Consumidor, pelo telefone 1331 ou presencialmente na Sala do Cidadão. As operadoras têm que responder em até cinco dias úteis.
Com informações: Anatel, UOL Tecnologia.