Apple teria abandonado projeto de anel smart para focar no Apple Watch
Relógio inteligente seria dispositivo central para o monitoramento de saúde e atividades físicas. Enquanto isso, Samsung aposta no Galaxy Ring.
Relógio inteligente seria dispositivo central para o monitoramento de saúde e atividades físicas. Enquanto isso, Samsung aposta no Galaxy Ring.
A Apple teria desistido dos planos de lançar um anel inteligente. Segundo o jornalista Mark Gurman, uma das principais fontes sobre a big tech, a Apple deixou o projeto de smart ring de lado para dedicar mais recursos ao Apple Watch, uma vez que um eventual smart ring não substituiria as funções de um relógio.
Apesar da Apple nunca ter confirmado o desenvolvimento do suposto Apple Ring, existem algumas patentes relacionadas ao produto. A última patente registrada que se tem notícia foi de agosto de 2023. Outras fontes afirmam que a Apple trabalha no produto desde a década passada.
Segundo Gurman, o relógio inteligente será o ponto central para o monitoramento de saúde e de atividades físicas. Na teoria, nada muda. Na prática, isso sinalizaria um maior investimento da Apple nas capacidades do smartwatch — como a adoção de uma câmera.
Os anéis inteligentes têm um público mais restrito: são fãs de tecnologia que se valem dos múltiplos sensores para acompanhar indicadores de bem-estar. Eles funcionam bem em conjunto com relógios inteligentes. No entanto, não resolvem nenhum problema novo: o próprio Galaxy Ring, da Samsung, ganhou uma análise aqui no Tecnoblog, na qual é apontado que o produto cumpre o que promete, mas ainda custa caro – inclusive, mais do que o Galaxy Watch 7.
A tendência é que o preço dos anéis inteligentes caia com o tempo. Isso pode ser ruim para a Apple, já que o Apple Ring poderia impactar as vendas do Apple Watch. E a estratégia da big tech é sempre manter um equilíbrio entre as vendas dos produtos mais caros e dos “mais acessíveis”.
Porém, isso não significa que a Apple abandonou para sempre o smart ring. O conhecimento adquirido no desenvolvimento do dispositivo não será perdido, obviamente. No futuro, caso o conceito se torne mais popular e fure a bolha dos fãs de tech, a Apple poderia retomá-lo.
Com informações: Android Headlines e Bloomberg