CEO da Apple fala de óculos RV e cita Jobs ao explicar mudança de opinião sobre o tema
Tim Cook, CEO da Apple, comentou em entrevista o interesse da empresa em óculos de realidade virtual; Apple deve lançar headset RV nos próximos meses
Tim Cook, CEO da Apple, comentou em entrevista o interesse da empresa em óculos de realidade virtual; Apple deve lançar headset RV nos próximos meses
Há um bom tempo que a conversa sobre os óculos de realidade virtual da Apple circula pela mídia. Tim Cook, CEO da empresa, foi entrevistado por Zach Baron, da GQ, e comentou sobre o seu “interesse” pela tecnologia. Na entrevista, Cook foi relembrado das suas críticas ao Google Glass — e citou um ensinamento de Steve Jobs.
As críticas ao óculos de realidade aumentada do Google foram publicadas no The New Yorker, em 2015. Na época, Cook afirmou que as pessoas não gostariam de usá-los. “Eles são invasivos, não colocam a tecnologia no pano de fundo”, disse o CEO se referindo a filosofia de desenvolvimento da Apple, que visa deixar os produtos mais integrados na rotina dos usuários. E tudo indica que ele mudou de opinião.
Na entrevista, um perfil da GQ, Tim Cook declarou que a proposta da Apple é entregar um produto que seja contribuição significante. O mesmo valerá para um óculos RV.
“Nós podemos fazer uma contribuição significante, de alguma maneira, algo que outra pessoa não está fazendo? Podemos ter nossa tecnologia primária? Eu não estou interessado em juntar peças de coisas dos outros. Porque nós queremos controlar a tecnologia primária. Porque nós sabemos que é assim que você inova” – Tim Cook, CEO da Apple
Cook não foi claro se a Apple lançará um headset RV (possivelmente chamado de Reality Pro) em futuro próximo. Mas a reação ao ser relembrado de quando chamou o Google Glass de “flop” deixa no ar esse lançamento. “Meus pensamentos sempre evoluem”, disse o CEO da Apple.
“Steve [Jobs] me ensinou bem: nunca case com a sua convicção de ontem”, falou Cook sobre os ensinamentos do fundador da Apple. “[…] Se apresentarem algo mostrando que você está errado, você tem que admitir”, disse Cook, sem admitir se chamar óculos de RV de fracasso foi um erro.
Após previsões imprecisas, a principal especulação do momento é que o Reality Pro, anteriormente chamado de Apple Glasses, será apresentado em junho. O lançamento deve acontecer no WWDC 2023, que começará em 5 de junho. O evento é voltado para desenvolvedores, mas a empresa já usou o palco do WWDC para apresentar novos Macs.
Apesar de Cook não ter sido incisivo nas declarações sobre um headset VR da Apple, a mídia especializada é mais aberta. Mark Gurman, um dos principais repórteres especialistas na empresa da maçã, revelou que o protótipo foi apresentado para os diretores da companhia em uma reunião liderada por Cook. A reunião aconteceu no ano passado.
No início de março, o Financial Times divulgou que Cook bateu o martelo para lançar o headset RV neste ano. Havia divergências no lançamento do equipamento. A equipe de design industrial queria mais tempo, mas a divisão de operações prefere lançar o produto logo. Na disputa entre os dois times, Cook acompanhou a equipe de operações.
Com informações 9to5Mac e MacRumors