Claro, Oi, Sky, TIM e Vivo adotam código de conduta para reduzir telemarketing
Novo código de conduta de telemarketing limita horário para ligações e proíbe mais do que duas chamadas por dia
Novo código de conduta de telemarketing limita horário para ligações e proíbe mais do que duas chamadas por dia
Ligações de telemarketing com vendas de produtos estão cada vez mais frequentes (e irritantes) — e cerca de um terço delas vem das operadoras de telecomunicações. As empresas se comprometeram a combater as ligações abusivas e desde quarta-feira (25) passam a seguir um novo código de conduta.
Um encontro entre representantes da Anatel, Sinditelebrasil e das operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo marcou a adoção do Código de Conduta de Telemarketing em 25 de setembro de 2019. Estas são algumas das regras:
Os itens se somam ao Não Me Perturbe, que permite aos usuários bloquearem as chamadas das operadoras com ofertas de serviço. Só na primeira semana da plataforma quase 1,5 milhão de pessoas se cadastraram na lista de bloqueios.
Um estudo do Truecaller revela que cada brasileiro recebe, em média, 37,5 ligações de spam por mês. Além das operadoras de telefonia, empresas de cobrança e serviços financeiros estão nos tipos mais frequentes de chamadas indesejadas. Em alguns estados brasileiros já estão disponíveis cadastros de bloqueio de telemarketing, que servem tanto para operadoras de telefonia como para outras empresas.