Dell lança notebook XPS 13 com chip Snapdragon no Brasil; veja o preço

Computador tem NPU de 45 TOPS e 32 GB de RAM. Certificação Copilot+ PC, da Microsoft, garante desempenho em tarefas de IA.

Giovanni Santa Rosa

A Dell anunciou a chegada do XPS 13 9345 com chip Snapdragon X Elite ao mercado brasileiro, ao preço sugerido de R$ 19.999. Ele conta com a certificação Copilot+ PC, que o credencia a rodar aplicações de inteligência artificial localmente.

O XPS 13 se junta ao Inspiron 14 Plus e ao Latitude 5455, outros dois notebooks da Dell no Brasil com chips Snapdragon, da Qualcomm. O primeiro é voltado a uso pessoal, enquanto o segundo é pensado para empresas. Ambos, porém, usam o Snapdragon X Plus, que é menos potente que o X Elite que equipa o XPS 13.

Mesmo assim, os três são Copilot+ PCs. Este é um termo cunhado pela Microsoft para identificar computadores capazes de executar apps com inteligência artificial, como Cocreator, legendas automáticas e tradução em tempo real, efeitos especiais em videoconferências e a polêmica ferramenta Recall, ainda em testes.

Entre as exigências para um notebook ser Copilot+ PC, estão unidade de processamento neural (NPU) com no mínimo 40 TOPS (trilhões de operações por segundo), 16 GB de RAM, tecla dedicada ao assistente de IA e tela sem notch.

Qual a ficha técnica do Dell XPS 13 Snapdragon X Elite?

A linha XPS da Dell é dedicada aos notebooks de uso pessoal com acabamento superior e alto desempenho. Entre as características do novo modelo, a empresa destaca:

  • Processador Snapdragon X Elite com CPU de 12 núcleos, 3,4 GHz e Dual-Core Boost até 4 GHz (modelo X1E-80-100)
  • NPU de 45 TOPS
  • Bateria com até 17 horas de uso
  • Tela Tandem OLED de 13,4 polegadas com resolução 3K, sensibilidade ao toque e alta fidelidade (100% DCI-P3)
  • 32 GB de RAM LPDDR5X
  • SSD de 1 TB
  • Wi-Fi 7, duas portas USB-C com DisplayPort e Power Delivery
  • Touchpad tátil integrado ao vidro
  • Peso de 1,19 kg

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.