Fim de uma era: página da Nokia muda para HMD
Fabricante dos smartphones Nokia investe em marca própria e "aposenta" nome antigo em redes sociais. Pistas sobre os primeiros aparelhos começam a surgir.
Fabricante dos smartphones Nokia investe em marca própria e "aposenta" nome antigo em redes sociais. Pistas sobre os primeiros aparelhos começam a surgir.
As contas da Nokia nas redes sociais mudaram e agora usam o nome HMD. Além disso, elas publicaram um vídeo apresentando a nova marca, que significa Human Mobile Devices. As pistas da troca já vinham aparecendo há alguns dias, com o vazamento de informações dos primeiros aparelhos da nova era da empresa.
A troca aconteceu no YouTube, no X (antigo Twitter), no Facebook, no TikTok e no Discord. O Instagram continua com o nome de usuário “nokiamobile”, mas usa o nome de exibição HMD. Os campos de descrição ainda mencionam a marca antiga. “Nós somos a Human Mobile Devices, fabricantes dos telefones Nokia. Mas pode nos chamar de HMD”, diz o texto.
Além da mudança, a HMD publicou um vídeo explicando o conceito por trás do nome Human Mobile Devices e dizendo que a empresa fabricará smartphones duráveis e dumbphones com recursos modernos.
A adoção do nome HMD como marca própria já havia sido anunciada em setembro de 2023 pelo CEO Jean-François Baril, em uma publicação no LinkedIn. Em um dos comentários ele disse que a marca Nokia continuaria coexistiria com a nova marca. A mudança de nome nas redes sociais, porém, sugere o contrário.
A HMD já tem dois aparelhos a caminho com a nova marca. O site GSM China encontrou dois registros de modelos no banco de dados de IMEI da GSMA, identificados com os códigos N159V e TA-1585. Há poucas informações sobre eles, mas o campo “marca” está preenchido com “HMD”. Além disso, uma peça publicitária foi colocada no site oficial, e a renderização de um aparelho vazou antes da hora.
Vale dizer que a empresa Nokia ainda existe, mas atua apenas na área de infraestrutura para telecomunicações. A divisão de celulares teve um caminho mais complicado: em 2013, foi comprada pela Microsoft, sua parceira no Windows Phone. Quando o projeto afundou, os direitos da marca Nokia foram comprados pela HMD Global, também estabelecida na Finlândia e com vários ex-funcionários da antiga divisão de celulares da Nokia.
Com informações: Gizmochina, GSM China