Galaxy S24 Ultra repete material de titânio do iPhone

Samsung lança novo celular por preço a partir de R$ 9.999 no Brasil. Smartphone concorre com o modelo Pro Max da Apple.

Thássius Veloso
Por
Smartphone visto da traseira, em proximidade das suas câmeras
Galaxy S24 Ultra tem quatro câmeras traseiras, duas delas teleobjetivas de 3x e 5x (Foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Direto de San José, EUA – O recém-anunciado Galaxy S24 Ultra é o primeiro smartphone da Samsung construído em titânio. A gigante sul-coreana repetiu o material utilizado pela Apple no iPhone 15 Pro e no iPhone 15 Pro Max. Na prática, os consumidores devem contar com maior robustez e durabilidade do produto.

A Apple não foi a primeira fabricante a adotar este elemento, mas provavelmente foi a maior. Hoje em dia, o Xiaomi 14 Pro também conta com a construção de titânio, entre modelos de outras marcas.

Este é um material mais nobre, tanto que também é utilizado na indústria aeroespacial. A produção com ele costuma sair mais cara, o que resultou no preço maior do Galaxy S24 Ultra quando comparado com a geração do ano passado: o modelo custa R$ 500 a mais do que no ano passado.

Apesar do repeteco mencionado no título, o vice-presidente de dispositivos móveis da Samsung no Brasil, Gustavo Assunção, disse para mim que um projeto deste porte começa muitos meses antes do lançamento. Ele não mencionou a rival Apple, mas a mensagem foi de que seria impossível produzir um S24 Ultra de titânio só porque o iPhone 15 Pro traz este material.

Não custa lembrar: há uma diferença de apenas quatro meses entre estes telefones.

Mão segurando celular
iPhone 15 Pro Max tem corpo de titânio (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Uma das vantagens do titânio seria o peso menor, conforme nos contou Thompson Reis, que é coordenador de pesquisa, design e inovação em materiais do Centro de Inovação e Tecnologia do Senai-MG. Perceba que escrevi na condicional: seria, uma vez que a diferença do S23 Ultra para o S24 Ultra é mínima: somente 2 gramas.

O iPhone na versão Pro Max caiu de 240 para 221 gramas quando adotou o titânio. Pode parecer pouco, mas esta diferença foi destacada por diversos jornalistas (inclusive este que vos fala) e produtores de conteúdo especializados em tecnologia.

Thássius Veloso viajou aos Estados Unidos a convite da Samsung

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados