App Celular Seguro: nova plataforma avisa bancos e operadoras sobre roubo
Usuário pode cadastrar aparelhos e pessoas de confiança no aplicativo criado pelo governo. Alerta notifica empresas sobre perda, furto ou roubo de smartphone.
Usuário pode cadastrar aparelhos e pessoas de confiança no aplicativo criado pelo governo. Alerta notifica empresas sobre perda, furto ou roubo de smartphone.
O governo federal lançou o app Celular Seguro, que promete simplificar o processo de avisar operadoras e bancos caso um smartphone seja roubado, com o objetivo de evitar movimentações nas contas da vítima. O aplicativo será liberado para download nesta terça-feira (19), por meio da Google Play Store e da Apple App Store. Apesar disso, a plataforma ainda não está operando.
A plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O app Celular Seguro notifica bancos e operadoras sobre o roubo de um aparelho vinculado a um determinado CPF. Porém, como observa o G1, não há nenhum efeito sobre o aparelho em si. Nem Google, nem Apple, nem fabricantes estão listados como parceiros da iniciativa.
Apesar de simplificar o processo de avisar bancos e operadoras sobre o roubo, também não há garantia de bloqueio imediato. As operadoras falam em até seis horas para receber o pedido e mais um dia útil para bloquear a linha. Já os bancos podem levar até meia hora para bloquear o acesso às contas.
Portanto, ainda é recomendável utilizar outros métodos de segurança para proteger suas informações pessoais. Desconectar apps remotamente e usar serviços como o Encontre Meu Dispositivo para bloquear o smartphone são algumas dicas sobre o que fazer em caso de roubo ou furto de celular. No Brasil, a Samsung também oferece o Cadeado Galaxy, que visa facilitar esse processo.
Vale ressaltar que a iniciativa Celular Seguro será expandida e incluirá também outros apps: iFood, Uber, 99, Mercado Livre e Nubank deverão aderir ao programa em 2024.
Com informações: Agência Brasil e G1
Leia | Cadeado Galaxy: o que é e como ativar em celulares Samsung