Huawei lança o Huawei Mate XT, primeiro celular dobrável de três telas

Fabricante chinesa anuncia o primeiro celular trifold do mercado. Aparelho será vendido apenas na China e já teve 3 milhões de registro na pré-venda

Felipe Freitas

A Huawei lançou oficialmente nesta o Huawei Mate XT Ultimate Design, o primeiro celular dobrável de três telas do mercado. O smartphone — quando aberto — tem uma tela tão grande quanto o seu nome: 10,2 polegadas. O Huawei Mate XT tem uma tela 2 polegadas maior que o iPad Mini.

A fabricante não revelou o processador que equipará o celular. É especulado que o trifold usará o processador Kirin 9000, desenvolvido pela própria Huawei. O Huawei Mate XT possui três opções de armazenamento: 256 GB, 512 GB e 1 TB — todas com 16 GB de memória RAM.

Huawei Mate XT tem três configurações de tela

As três seções do Huawei Mate XT permitem usar três configurações de tela. Quando fechado, o usuário tem um celular com display de 6,9 polegadas e resolução Full HD+. Ao abrir duas partes, a tela fica com 7,9 polegadas e tem suporte para imagem até 2K. No tamanho completo de 10,2 polegadas, o display conta com resolução até 3K.

O Huawei Mate XT não possui uma tela externa dedicada, como acontece no Z Fold e outros dobráveis. A parte esquerda do display, quando fechado, fica para fora, fazendo a função de tela de celular. A maioria dos conceitos trifold apresentado pelas marcas adota parte da tela interna para funcionar como display externo.

O trifold da Huawei possui 12,8 mm de espessura quando fechado — isso é 0,7 mm a mais que o Galaxy Z Fold 6. Quando aberto, o Huawei Mate XT tem uma grossura de apenas 3,6 mm. O CEO da Huawei foi visto com o celular em agosto, já mostrando que o aparelho seria fino.

(Imagem: Reprodução/Huawei)
Huawei Mate XT Ultimate Design possui conjunto triplo de câmeras (Imagem: Reprodução/Huawei)

Na parte das câmeras, o Huawei Mate XT possui um conjunto triplo de lentes. O sensor principal possui 50 MP e é acompanhado de uma ultra-angular de 12 MP e teleobjetiva periscópica de 12 MP. A câmera de selfie possui 8 MP e fica na seção esquerda do aparelho.

A bateria tem capacidade de 5.600 mAh e suporta carregamento rápido de 66 W com fio. Para recarga sem fio, a potência suportada é de 50 W.

Trifold, três telas ou dual-fold?

O nome trifold é confuso. Fazendo uma tradução livre, trifold significa três dobras. Porém, o Huawei Mate XT tem duas dobradiças. Isso divide o aparelho em três partes, como uma carta. Dizer que divide em três telas também é errado do ponto de vista técnica, já que o celular possui, na verdade, um único display.

A indústria e boa parte da mídia chama esse conceito de trifold ou dobrável de três telas. Ou seja, você não estará errado ao dizer que o Huawei Mate XT é um trifold ou celular de três telas — até porque uma das vantagens dos dobráveis e tablets é dividir a tela para diferente apps. E sim, apesar do tamanho de tablet quando aberto, ele ainda é um celular já que pode ser usado para ligações.

Disponibilidade apenas na China

Por enquanto, a Huawei só venderá o seu dobrável na China. O modelo mais barato (16 GB e 256 GB) sai por 19.999 yuans (R$ 15.689), enquanto a versão mais cara (16 GB + 1 TB) custa 23.999 (R$ 18.827). Na pré-venda, segunda a Huawei, 3 milhões de unidades já foram reservadas. As vendas iniciam no dia 20 de setembro.

Com informações: Gizmochina e The Verge

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.