iPhone dobrável pode chegar em 2026 com formato flip, diz site

Apple concluiu fase conceitual e já está em conversas com fornecedores na Ásia. Empresa quer dobrável mais fino e sem vinco na tela.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado ontem às 00:00
(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Apple lançaria seu primeiro dobrável sete anos após os primeiros modelos da Samsung neste formato (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Apple pode lançar seu primeiro iPhone dobrável em 2026, antes do que era previsto anteriormente, segundo o site The Information. A empresa teria concluído a fase conceitual do produto e já estaria em conversas com fornecedores na Ásia.

O modelo teria o formato conhecido como clamshell ou concha, com dimensões de smartphone comum quando aberto, no mesmo estilo que as linhas Galaxy Z Flip, da Samsung, e Razr, da Motorola.

Segundo as fontes consultadas pela publicação, o dobrável da Apple atende pelo codinome interno V68. A empresa estaria trabalhando para evitar o vinco na tela, que aparece quando smartphones dobráveis estão abertos. Outra meta é deixar o celular mais fino — a marca não quer que ele tenha a espessura de dois smartphones quando estiver fechado, como acontece com os modelos atuais dos concorrentes.

Dois veículos coreanos também apontam que a Apple está em fase de pesquisa e desenvolvimento para o dobrável. Segundo a mídia local, a Apple já teria até assinado um contrato de fornecimento de telas com a Samsung Display. A previsão de lançamento em 2026 se baseia no ciclo de desenvolvimento de produtos da marca, que geralmente leva dois anos.

Apple também pode lançar MacBooks dobráveis

Em fevereiro, o mesmo The Information reportou que a Apple estava trabalhando em dois protótipos de tamanhos diferentes. Já em maio, o analista de mercado Ming-Chi Kuo indicou que a empresa prepara MacBooks dobráveis, com telas de 18,8 e 20 polegadas. Eles teriam tamanhos próximos aos modelos atuais. Kuo também aposta que eles chegarão ao mercado em 2026, mais cedo que a previsão anterior, para 2027.

Além disso, a marca da maçã estaria preparando um novo mecanismo de câmera seus smartphones, com capacidade para controlar a abertura e criar um efeito de retrato.

Com informações: Reuters, The Verge, 9to5Mac

Relacionados

Autor(a)

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.