O 5G “puro” começou a funcionar no Brasil há pouco mais de um ano e já está presente em 184 cidades. Esse número poderá aumentar em breve: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a ativação na faixa de 3,5 GHz em mais 102 municípios.
O anúncio foi feito na quarta-feira (26), após reunião do Gaispi, grupo que acompanha a solução da interferência na faixa entre 3.625 e 3.700 MHz.
Segundo a Anatel, 1.712 municípios estão com a faixa de 3,5 GHz disponível para o 5G Standalone, cobrindo 69,3% da população brasileira. Como já mencionamos, apenas 184 contavam com a tecnologia no começo de julho de 2023.
Vale dizer que a liberação para o 5G não significa a ativação imediata. Para isso, as operadoras precisam instalar os equipamentos necessários na região.
As empresas se queixam que só 25% das cidades com mais de 200 mil habitantes têm legislações e processos para favorecer a ativação.
O 5G tem 10 milhões de acessos no Brasil, contra 196 milhões do 4G. Apesar do número modesto, a adoção vem sendo mais rápida do que a tecnologia anterior. O 5G demorou apenas oito meses para chegar a 8 milhões de dispositivos. Já o 4G levou um ano e meio até chegar neste número.
Veja os 102 municípios que tiveram a faixa de 3,5 GHz liberada
Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.