Meta registra patente de recurso presente no Apple Vision Pro

Empresa de Zuckerberg registra patente para visor que mostra os olhos do usuário de headset VR, similar ao recurso presente no óculos da Apple

Felipe Freitas
Por
Meta Quest 3 em uma mesa
Próxima geração do Meta Quest pode ter visor para "mostrar" os olhos do usuário (Imagem: Lucas Lima/Tecnoblog)

A Meta registrou a patente de uma tecnologia que permitirá que os seus óculos VR “mostrem” os olhos dos usuários. Essa tecnologia, que aparece com o nome “sensores embutidos para headsets de realidade virtual para permitir presença social” (tradução livre), é similar ao EyeSight do Apple Vision Pro. Como indica o nome, o objetivo dessa ferramenta é melhorar a interação do usuário com alguma pessoa que não está usando um óculos VR.

O curioso é que o EyeSight não foi um recurso muito elogiado pelas análises do Vision Pro. Porém, o mais importante é a Meta ter uma resposta para o recurso do seu concorrente, mesmo que isso não supere tirar o óculos e conversar com a pessoa. Que, convenhamos, presença social não é garantida com o EyeSight, já que o usuário pode seguir assistindo a um vídeo no YouTube enquanto você fala.

A ferramenta funciona do seguinte modo no headset da Apple (e não difere muito na patente da Meta): você escaneia seu rosto usando as câmeras internas e, quando o Vision Pro identifica alguma pessoa pelas câmeras frontais, o recurso é ativado e esta pessoa verá os seus olhos na tela externa — ainda que a qualidade seja baixa e, em alguns reviews, foi destacada como “estranha”.

(Imagem: Reprodução/Patently Apple)
Documento da patente mostra sensores ao redor do óculos e identificação de expressões faciais (Imagem: Reprodução/Patently Apple)

A patente registrada pela empresa de Zuckerberg tem alguns diferenciais. Como mostram as figuras no documento, a ferramenta da Meta terá sensores de biométricos. Contudo, não há nenhum indicativo sobre seu ativamento ao detectar alguma pessoa.

O documento ainda mostra uma tabela de expressões faciais que ativam esses sensores. Além de tentar replicar a reação da pessoa na tela, isso pode ser usado para avaliar reações de estresse, irritabilidade e relaxamento.

Recurso para o Meta Quest 4?

A Meta deve lançar ainda neste ano o Meta Quest 3S, uma suposta versão mais barata do seu headset VR topo de linha. E produto barato não combina com recurso topo de linha. A tecnologia da Meta exige uma tela extra e mais sensores — ou seja, mais custos na produção. Assim, é provável que o EyeSight da Meta chegue apenas no Quest 4, com lançamento previsto para 2026, segundo rumores.

Relembre o lançamento do Meta Quest 3

Veja o hands-on do Ray-Ban Meta Smart Glasses

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Tecnoblog (@tecnoblog)

Com informações: Patently Apple, 9to5Mac e PhoneArena

Relacionados