Alguns PCs com processador da AMD não fazem boot após atualização contra Spectre
Na semana passada, a Microsoft liberou uma correção de emergência para proteger o Windows contra as falhas de segurança Meltdown e Spectre. Infelizmente, essa atualização trouxe outros problemas.
Segundo o The Verge, a Microsoft fez uma pausa na distribuição desse patch para PCs com processadores da AMD, porque alguns deles não conseguem mais fazer boot.
No fórum da Microsoft, um usuário com o processador AMD Athlon 64 X2 6000+ reclama que “o sistema não faz boot, só mostra o logotipo do Windows… depois de várias tentativas malsucedidas, ele retorna a uma versão anterior e então mostra o erro 0x800f0845”. Diversas outras pessoas com processadores Athlon e Sempron têm o mesmo problema.
Um porta-voz da Microsoft diz que a culpa é da AMD, por ter fornecido dados incorretos:
Depois de investigar, a Microsoft determinou que alguns chipsets AMD não estão em conformidade com a documentação fornecida anteriormente para desenvolver as mitigações no Windows, para proteger contra as vulnerabilidades conhecidas como Spectre e Meltdown.
A Microsoft deixou de distribuir a atualização para PCs com processadores da AMD, e está trabalhando com a fabricante para resolver o problema. Se você teve problemas, visite este link e confira as soluções para o Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7.
O Spectre permite que um aplicativo vaze informações confidenciais, como senhas, para outro aplicativo. Essa falha afeta processadores da Intel, AMD e ARM. Enquanto isso, o Meltdown — que permite acessar a memória reservada ao kernel do sistema operacional — impacta chips da Intel.