Motorola Space Charging consegue carregar bateria de 4 celulares à distância
Em nova demonstração da Motorola, Space Charging é capaz de recarregar quatro celulares ao mesmo tempo com uma distância de até 3 metros
Em nova demonstração da Motorola, Space Charging é capaz de recarregar quatro celulares ao mesmo tempo com uma distância de até 3 metros
A Motorola apresentou a primeira geração de sua solução para carregar a bateria de celulares à distância no começo do ano. Agora, a fabricante está dando novos passos: a companhia revelou, nesta quarta-feira (8), uma nova demonstração com os incrementos do Motorola Space Charging. A tecnologia é capaz de repôr as energias de quatro smartphones simultaneamente e tem um alcance de até três metros.
A demonstração foi publicada na rede social chinesa Weibo. No começo, o vídeo mostra quatro celulares sendo recarregados ao mesmo tempo, um ao lado do outro. Em seguida, nota-se que a tecnologia possui um alcance de até três metros em relação à estação. A medida, vale lembrar, é superior ao que foi revelado pela fabricante em janeiro, cuja distância tinha o limite de um metro.
O teaser ainda revela outros incrementos, como a presença de 1.600 antenas para transmitir a carga. Além da distância maior, a tecnologia também é capaz de enviar energia aos dispositivos mesmo com obstruções. A segunda geração do Motorola Space Charging ainda cobre uma área de 100º e interrompe a carga caso uma pessoa passe no caminho entre a base e o dispositivo móvel.
Esta não é a primeira vez que a Motorola revela detalhes sobre o recurso. No fim de janeiro, a fabricante demonstrou uma solução capaz de carregar celulares com uma distância entre 80 cm e 1 metro. Mais tarde, em maio, a companhia firmou uma parceria com a GuRu Wireless para levar a tecnologia a dispositivos móveis.
Outras fabricantes também apostam na ideia. Também em janeiro, a Xiaomi revelou um conceito conhecido como Mi Air Charge. A tecnologia é capaz de recarregar mais de um celular com a potência de 5 watts em cada um. Segundo a marca chinesa, a solução alcança “um raio de vários metros” e não é afetada por obstáculos físicos.
As iniciativas visam oferecer mais facilidade, especialmente a quem não se desgruda do celular. Atualmente, é possível recarregar smartphones sem depender de fios. Mas, para alcançar este objetivo, é preciso que os dispositivos permaneçam sobre uma base. Com as tecnologias, este requisito seria deixado de lado, já que a reposição de energia aconteceria em qualquer lugar, desde que dentro da área de cobertura da estação.
Não há previsão de lançamento do Motorola Space Charging e Xiaomi Mi Air Charge.
Com informações: 9to5Google, Android Authority e XDA-Developers
Leia | Como funcionam os celulares com carregamento por indução