MWC 2024: Lenovo mostra laptop com tela transparente
Fabricante chinesa apresentou conceito de laptop com tela transparente. Não há garantias de lançamento, mas alguns recursos devem chegar em outros produtos
A Lenovo confirmou na Mobile World Congress (MWC) 2024 o conceito de um notebook com tela transparente. O laptop batizado de ThinkBook Transparent Display não tem data para ser lançado e talvez nunca chegue às lojas. No entanto, algumas das tecnologias mostradas pela fabricante podem estrear em notebooks que serão lançados ainda neste ano.
A MWC 2024 é realizada em Barcelona e o Tecnoblog está cobrindo presencialmente o evento. Confira nas nossas redes sociais os bastidores da maior feira sobre mobiles e o primeiro contato com os produtos apresentado no congresso.
Laptop com tela transparente da Lenovo
O notebook com tela transparente da Lenovo surgiu em rumores algumas semanas atrás. Agora, com a confirmação da empresa, sabemos mais detalhes e recursos do conceito.
Começando pela estrela: a tela transparente. O painel de 17,3 polegadas utiliza a tecnologia microLED para gerar a imagem no display. A vantagem no uso dos microLEDs é que eles têm uma durabilidade maior quando comparado com os painéis OLED.
Além do mais, essa tecnologia permite uma tela com o brilho da tela superior aos painéis OLED. A Lenovo afirma que o conceito mantém uma boa exibição tanto em espaços fechados quanto abertos, com brilho máximo de 1.000 nits.
Na foto vazada semanas atrás, um detalhe chamou atenção. A caneta stylus na arte promocional indicava que o laptop teria algum recurso com esse acessório — dito e feito. A parte do teclado pode ser usada pela caneta stylus. Para ganhar espaço de desenho, o teclado é capaz de se apagar, permitindo que o usuário tenha uma área de 17,3 polegadas para usar a caneta.
A proposta do laptop com tela transparente é integrar inteligência artificial com os computadores. Um representante da Lenovo disse para o WindowsCentral que IAs seriam capazes de gerar conteúdos preparados para telas transparentes, ou que se adequem ao ambiente aproveitando esse display.
A Lenovo não tem previsão de lançar o laptop. Por se tratar de um conceito, é provável até que ele nunca chegue às lojas. Porém, o recurso de teclado que some para dar mais espaço para o uso da stylus é algo possível em notebooks que a empresa deseje lançar ainda neste ano. Em menor escala, a tela transparente pode entrar nas bordas dos próximos modelos, deixando um espaço customizável para os consumidores — bem “aesthetic”.
Com informações: WindowsCentral e Gizmochina