PS5: Anatel homologa módulo de Wi-Fi 6 para novo console

Anatel homologa módulo wireless que deve estar no PlayStation 5; componente para console de jogos tem Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6

Felipe Ventura Everton Favretto
• Atualizado há 1 ano e 5 meses

A Anatel homologou um módulo wireless que deve estar presente no PlayStation 5: a certificação do item J20H100, fabricado pela Foxconn, foi solicitada pela Sony. O mesmo componente, com suporte aos padrões Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6, já foi autorizado nos EUA e no Peru, onde seu uso em um “console de jogos” já foi confirmado.

Sony PlayStation 5

O módulo J20H100 é fabricado pela Foxconn na China, segundo os documentos da Anatel. O pedido foi solicitado pela Sony Interactive Entertainment do Brasil e autorizado pela agência na última terça-feira (25).

Este mesmo componente foi homologado em junho pela FCC, equivalente à Anatel dos EUA. A Sony pediu confidencialidade temporária para as fotos externas e o manual do usuário por “conter informações técnicas que consideramos segredos comerciais e proprietárias”.

Sony PS5

O J20H100 também pode ser encontrado no sistema de homologação do Peru, comandado pelo Ministério de Transportes e Comunicações. Lá, um documento confirma que este módulo de rádio é compatível com Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6 2×2 MIMO; no final da página, há a marca “PlayStation”.

Além disso, o sistema menciona que este componente é para um “console de jogos”:

Sony PS5

PlayStation 5 deve ter Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1

O Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, tem velocidade teórica máxima de 9,6 Gb/s (contra 6,9 Gb/s do Wi-Fi 5 ou ac). Isso pode ajudar usuários que não conectam um cabo Ethernet ao PS5.

Esse padrão expande o suporte ao MU-MIMO (Multi User MIMO), que permite ao roteador enviar dados para mais de um dispositivo ao mesmo tempo: a tecnologia funciona nas conexões uplink, não só downlink (como no Wi-Fi 5), e tem máximo de oito canais (antes eram quatro). Além disso, o Wi-Fi 6 traz OFDMA para subdividir canais e diminuir a latência; modulação 1024 QAM; entre outros.

Por sua vez, o Bluetooth 5.1 poderá ser mais útil para localizar objetos, porque consegue enviar a localização exata de um dispositivo com precisão de centímetros, além de identificar a direção do emissor do sinal. Talvez fique mais fácil encontrar um controle DualSense perdido, por exemplo.

O PlayStation 5 será lançado até o final de 2020 com SSD rápido, suporte a jogos 4K e 120 fps, áudio 3D e controle DualSense com feedback tátil e gatilhos adaptáveis. Ele vai concorrer diretamente com o Xbox Series X da Microsoft.

Documento da Anatel para o J20H100:

Leia | Bluetooth 5.0 ao 5.4: conheça os benefícios e diferenças de cada versão

Sony na Anatel

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.