Spotify lança videoclipes nos apps para celular, computador e TV

Brasil e mais dez países recebem videoclipes ainda em fase beta. Para acessar vídeo, basta um toque em botão do player de música.

Giovanni Santa Rosa

O Spotify anunciou que seu aplicativo terá videoclipes, que poderão ser acessados com um toque dentro do player. A novidade ainda está em fase beta, mas será liberada em 11 países, incluindo o Brasil. Por enquanto, apenas vídeos selecionados estarão disponíveis. O recurso é exclusivo para usuários assinantes do pacote Premium.

Segundo o vídeo explicativo liberado pela empresa, o aplicativo para smartphone terá, dentro do player de música, um botão para mudar para vídeo. Ao tocar nele, o clipe começa a ser reproduzido, e ao colocar o aparelho na horizontal, as imagens preenchem a tela toda. O mesmo botão serve para mudar para áudio e voltar a reproduzir apenas o som.

Videoclipe no aplicativo do Spotify
Também dá para ver os clipes com o celular na horizontal (Imagem: Reprodução / Spotify)

A plataforma de streaming vai disponibilizar, inicialmente, um catálogo limitado de videoclipes — o comunicado para a imprensa menciona os internacionais Ed Sheeran, Doja Cat e Ice Spice, além dos brasileiros Anitta, Henrique & Juliano, Luísa Sonza, Zé Felipe e Ludmilla. A plataforma já usa vídeos de outras formas: podcasts podem colocar imagens das gravações dos episódios, por exemplo.

Spotify coloca clipes no Brasil e mais dez países

Inicialmente, apenas 11 países terão acesso ao recurso: os videoclipes estão sendo lançados no Brasil, Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Suécia, Colômbia, Filipinas, Indonésia e Quênia. Eles estão disponíveis para os aplicativos para Android, iOS, desktop e TV.

Seção de clipe na página do artista
Páginas de artista terão espaço dedicado a clipes (Imagem: Reprodução / Spotify)

No Reddit, por volta de dezembro de 2023, alguns usuários dos Estados Unidos compartilharam que os vídeos surgiram como opção nos apps para smartphone e computador. Mesmo assim, o comunicado de hoje não inclui os EUA na lista.

O Spotify não é o primeiro serviço de streaming a agregar os clipes a seu conteúdo. Apple Music e Tidal, por exemplo, contam com os vídeos em suas plataformas há muito tempo. Já o YouTube Music tem a integração com o YouTube, principal canal para clipes da atualidade.

Leia | Como colocar a letra da música no Reels do Instagram

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.