TikTok mostra alertas em vídeos com informações duvidosas
Para reduzir desinformação, TikTok vai pedir confirmação de usuários que tentarem compartilhar conteúdos questionáveis
Para reduzir desinformação, TikTok vai pedir confirmação de usuários que tentarem compartilhar conteúdos questionáveis
O TikTok adotou mais uma medida para evitar que conteúdos com informações duvidosas ganhem muito alcance. A rede social informou que, a partir desta quarta-feira (3), exibirá avisos nos vídeos que possam conter desinformação. Eles já estão aparecendo para usuários nos Estados Unidos e no Canadá, e serão liberados para todos nas próximas semanas.
Os alertas não indicam que o vídeo apresenta mentiras, mas, sim, que as informações não podem ser confirmadas. Hoje, o TikTok mantém parcerias com veículos de checagem de fatos que revisam parte dos conteúdos publicados por usuários. No entanto, em algumas situações, a informação é suspeita, mas não é possível confirmar que ela é falsa.
Nesses casos, a plataforma mostrará no topo da tela um aviso de que o vídeo foi sinalizado por ter conteúdo que não pode ser verificado. O autor do conteúdo será informado de que o vídeo continua disponível para os demais usuários. A rede social também vai pedir para os criadores terem mais cuidado antes de compartilhar informações.
O objetivo é reduzir o compartilhamento de vídeos que contribuem com a desinformação. Por isso, o TikTok também vai pedir a confirmação de usuários que tentarem compartilhar vídeos sinalizados. A rede social vai informar que o vídeo tem informações duvidosas e vai oferecer a opção de cancelar ou continuar o compartilhamento.
“Amamos que a criatividade da nossa comunidade incentive pessoas a compartilhar vídeos do TikTok com outras pessoas que possam apreciá-los”, afirmou a plataforma. “Mas criamos esse recurso para ajudar nossos usuários a estarem atentos ao que compartilham”. A rede social afirmou que, em testes, o recurso reduziu o compartilhamento em 24%.
Apesar da abordagem com informações duvidosas, o TikTok afirma que remove vídeos com fake news assim que os identifica. A análise é feita em parceria com as agências de checagem de fatos. Ao encontrarem algo comprovadamente falso, os veículos sinalizam a plataforma, que, em seguida, remove o vídeo.
Além dos alertas que passarão a aparecer, o TikTok afirma que já adota outras medidas em vídeos com conteúdo questionável. Nos casos em que a análise é inconclusiva e que não é possível confirmar que o conteúdo é falso, a rede social pode deixar de recomendar o vídeo na seção For You para reduzir o alcance da informação.