Uber enfim deixa pedir viagem para outra pessoa com função oficial

Com novo recurso da Uber, passageiro recebe em seu celular informações do motorista e do carro, e condutor fica sabendo quem é a pessoa que vai viajar

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado há 1 ano

Chamar um carro da Uber para um amigo ou familiar é bastante comum — eu mesmo faço isso para minha mãe até hoje. O processo costuma ser bastante improvisado: geralmente, eu aviso o motorista que a corrida será com outra pessoa, e passo a placa para o passageiro por WhatsApp. Agora, a Uber oficializou esse uso com um recurso chamado “Viagem para Convidados”.

Viagem para Convidados repassa informações automaticamente

A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (9). Ela facilita todo esse processo de “fazer o meio de campo” entre o condutor e seu amigo ou parente. Com o recurso, o motorista parceiro fica sabendo o nome do convidado, e a pessoa para quem você chamou o Uber recebe em seu celular as informações do carro.

Também dá para escolher dinheiro como forma de pagamento ou usar o cartão vinculado à conta do titular.

Nas capturas de tela compartilhadas pela empresa, a interface ganhou um botão no topo da tela para escolher quem é o passageiro.

Viagem para Convidados deixa escolher passageiro no topo da tela
Viagem para Convidados deixa escolher passageiro no topo da tela (Imagem: Divulgação / Uber)
É possível escolher um usuário cadastrado ou adicionar um novo
É possível escolher um usuário cadastrado ou adicionar um novo (Imagem: Divulgação / Uber)

O aplicativo usa os contatos na hora de adicionar um convidado à corrida. Se a pessoa não estiver na agenda, é possível cadastrar nome, sobrenome e telefone na hora de chamar um carro.

Em um primeiro momento, as viagens para outras pessoas passarão por testes em sete cidades: Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís (MA) e Sorocaba (SP).

Uber ganha mais recursos

Os testes do Viagem para Convidados não são a única novidade da empresa nos últimos tempos.

A empresa lançou no Brasil seu Uber Planet, modalidade que compensa as emissões de carbono da corrida com investimentos em projetos ambientais.

Outro recurso liberado recentemente é o Uber Reserve, que permite agendar uma corrida com até 30 dias de antecedência.

O aplicativo também passou a destacar a checagem de segurança em sua interface, como contatos de confiança e código para iniciar viagens.

Leia | Como chamar um Uber com ou sem aplicativo? Entenda mais sobre o serviço

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.