Uber exibe rotas de ônibus e metrô para mais usuários em SP
App da Uber integra rotas de transporte público (ônibus, trem e metrô) na região metropolitana de São Paulo
App da Uber integra rotas de transporte público (ônibus, trem e metrô) na região metropolitana de São Paulo
A Uber passou a integrar rotas de transporte público em São Paulo no ano passado: é possível ver trajetos de ônibus, metrô e trem dentro da região metropolitana, com valor total da passagem e tempo estimado de chegada. A opção agora está disponível para mais usuários, e aparece junto ao UberX, Uber Juntos e Comfort.
Diversos usuários no Twitter relatam que, na última semana, a opção “transporte público” apareceu para eles dentro do app da Uber. Eu também tive acesso ao recurso recentemente; ele foi anunciado em novembro de 2019 e distribuído aos poucos desde então.
Quando você pesquisa uma rota dentro do Uber, uma das opções será “transporte público”. Os trajetos incluem ônibus municipais da SPTrans, ônibus intermunicipais da EMTU, trens da CPTM e metrô. Os dados são fornecidos pelo Moovit (que também tem um app próprio).
O app mostrará a caminhada até o ponto de ônibus ou estação de metrô; o tempo estimado de chegada no destino; e o gasto da viagem. Não é possível comprar passagens através do aplicativo: a interface pede que você “pague nas estações ou nos serviços de transporte”. A empresa também avisa que “não pode garantir a precisão das informações de trânsito, preços, rotas e horários”.
O item “transporte público” convive com as opções de sempre e seus respectivos preços: UberX, Uber Comfort, Juntos (antigo UberPool), Black, entre outros. Ou seja, eles concorrem diretamente com as viagens de ônibus, metrô e trem. Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil, explicou no ano passado que isso faz parte da estratégia de adicionar mais serviços à plataforma.
“A verdade é que, em muitas situações, o transporte público é a opção mais rápida e mais barata, então queremos ajudar nossos usuários a tomar decisões informadas”, disse a executiva. “A Uber é um complemento ao transporte público e acreditamos que, mostrando sempre aos nossos usuários a melhor opção, mesmo que não seja uma viagem de Uber, vamos construir sua confiança e ajudar a melhorar a vida nas cidades.”
São Paulo é a décima cidade no mundo a contar com a opção de transporte público no app da Uber: ela também pode ser encontrada em Washington e Nova York, por exemplo. Em outros lugares, como Londres, Sydney, Paris e Denver, é possível até comprar a passagem diretamente pelo aplicativo. Isso faz parte do Uber Transit, programa de parcerias com empresas de transporte público.