Uber exige código de segurança antes da viagem para mais passageiros no Brasil
Uber envia código de segurança por SMS ou pelo app; motorista só pode começar viagem após inserir os quatro dígitos corretos
Uber envia código de segurança por SMS ou pelo app; motorista só pode começar viagem após inserir os quatro dígitos corretos
A Uber está expandindo um recurso de segurança no Brasil e em outros países da América Latina: é preciso informar um código de quatro dígitos ao motorista antes de iniciar a corrida. Esse PIN pode ser recebido via SMS ou diretamente no aplicativo. A empresa testa agilizar esse processo autorizando a viagem através de ultrassom.
Os relatos vêm se acumulando no Twitter ao longo das últimas 24 horas, vindos do Brasil, México, Argentina, Chile, Equador e Costa Rica. No geral, o código de segurança chega por SMS, em vez de aparecer no aplicativo.
“Os códigos garantem as informações corretas quando a sua localização exata não pode ser determinada pelo nosso sistema”, explica a Uber para uma usuária. “É enviado para o celular, inserido no app do motorista e a viagem poderá ser iniciada normalmente. Será solicitado em algumas viagens.”
Esse recurso vem sendo testado desde junho, e oficializado em um evento no início deste mês. “O usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo”, diz a empresa.
No futuro, o código de segurança será transmitido por ultrassom ao celular do motorista: dessa forma, o processo de validação será automático, e o passageiro receberá uma confirmação no smartphone (como uma vibração).
Mas, por enquanto, o código de verificação vem pegando usuários de surpresa. O aplicativo não parece dar nenhum aviso prévio de que será necessário informar um PIN ao motorista: é um problema se o celular estiver sem bateria, ou se você pede o carro para outra pessoa.
Questionada pelo Tecnoblog sobre a mudança, a assessoria da Uber mencionou um release divulgado há duas semanas avisando que novos recursos de segurança “serão testados em algumas cidades”.
Além dessa novidade, a Uber vem testando um recurso para que o passageiro ou o motorista inicie uma gravação de áudio caso se sinta inseguro; isso poderá ser usado em investigações ou compartilhado com as autoridades.
E, com a verificação de viagem (Ride Check), o aplicativo da Uber usa os sensores do seu smartphone para detectar eventos inesperados durante a viagem, como paradas imprevistas ou acidentes.
Leia | Como funciona o seguro para acidentes pessoais da Uber