Uber volta a testar carros autônomos com humanos no controle
Por enquanto, os veículos do Uber voltarão às ruas de Pittsburgh somente no modo manual
Por enquanto, os veículos do Uber voltarão às ruas de Pittsburgh somente no modo manual
Cerca de quatro meses após o acidente fatal causado por um de seus carros autônomos, o Uber decidiu retomar os testes dos veículos. Eles voltarão a circular nas vias públicas de Pittsburgh, na Pensilvânia, mas desta vez, estarão sob o controle de humanos a todo momento.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira (25), o Uber disse que o objetivo é identificar mais situações que o sistema poderá presenciar quando estiver ativado. Esses cenários serão recriados em um mundo virtual e servirão para realizar testes em pistas fechadas.
O retorno dos veículos às ruas também servirá para manter a precisão de seus mapas, que serão atualizados para aumentar a segurança do sistema autônomo.
Para evitar novos acidentes, o Uber fez algumas mudanças no processo. Os motoristas receberam um treinamento específico de direção segura e passaram a ser chamados de “especialistas de missão”. Em vez de ficarem sozinhos no veículo, eles terão a companhia de outro funcionário no banco do passageiro.
Quem estiver atrás do volante será responsável por manter o veículo em segurança. Seu assistente se concentrará em eventos estranhos na via.
A empresa também modificou as telas presentes nos carros para evitar que os motoristas se distraiam, e adotou um sistema voltado para detectar casos de desatenção. Se ele identificar comportamentos inadequados, um alerta sonoro é disparado no veículo e um supervisor é notificado.
Além disso, o sistema de prevenção de colisões dos carros passa a ficar ativado durante os testes. Com isso, o freio de emergência pode entrar em ação em casos de mudanças bruscas à frente do veículo e enviar alertas de risco aos motoristas.
“Embora estejamos ansiosos para retomar os testes do nosso sistema autônomo, vemos a direção manual como um primeiro passo importante para testar essas garantias”, disse Eric Meyhofer, chefe da divisão de tecnologias avançadas Uber ATG.
Segundo ele, a companhia espera reiniciar os testes dos veículos no modo autônomo nos próximos meses. Aparentemente, o objetivo da etapa atual é retomar a confiança após o acidente ocorrido em Tempe, no Arizona.
Na ocasião, uma pedestre de 49 anos morreu atropelada após tentar atravessar uma rodovia fora da faixa de pedestres. O carro identificou que algo estava na via, mas não acionou o freio de emergência, e a motorista estava distraída em seu celular.
Com informações: Uber, Business Insider.