Vivo lança Anti Spam para filtrar ligações indesejadas no celular
Serviço bloqueia chamadas inconvenientes e não depende de nenhum aplicativo instalado. Preço final é mantido sob sigilo.
Serviço bloqueia chamadas inconvenientes e não depende de nenhum aplicativo instalado. Preço final é mantido sob sigilo.
Se você é brasileiro, provavelmente convive com um grande volume de chamadas indesejadas no seu celular. Com objetivo de filtrar ligações inconvenientes, a Vivo lançou seu próprio Anti Spam, que identifica e bloqueia chamadores massivos antes mesmo do telefonema completar.
Esse bloqueio é feito na rede da própria operadora, e o Anti Spam não depende de nenhum aplicativo instalado no smartphone do usuário para funcionar. O serviço filtra especialmente as chamadas efetuadas por sistemas que fazem discagem automática simultânea para um alto volume de números.
De acordo com a Vivo, a tecnologia do Anti Spam foi totalmente desenvolvida pela própria companhia, com algoritmos inteligentes para classificar as chamadas que devem chegar ao cliente. O filtro não irá bloquear chamadas com o recurso Origem Verificada da Anatel, que mostram na tela do smartphone qual a origem, logo da empresa e o assunto da ligação.
De acordo com a Vivo, o Anti Spam está disponível para contratação no aplicativo da operadora, e os primeiros 100 mil clientes poderão testar o serviço gratuitamente. Também é possível aderir via SMS, enviando a palavra ANTISPAM para o número 5050.
Ainda não está claro qual será o preço cobrado pelo Anti Spam. Durante a contratação no aplicativo, o cliente é informado de que o serviço será gratuito durante o período de três meses.
Nem mesmo os termos e condições do Vivo Anti Spam informa o preço do serviço. O documento descreve o serviço como um “piloto”, e que está disponível apenas para clientes com plano pós-pago do DDD 11 — sendo que foi possível se inscrever normalmente com uma linha de outro DDD e com plano Vivo Easy.
Existe outra contradição no regulamento: o texto diz que o serviço é gratuito, e que estará disponível para uso desde a data de sua contratação até 31 de janeiro de 2025. Após essa data, o serviço deixará de ser prestado pela Vivo.
A Vivo informou ao Tecnoblog que o serviço segue em fase de testes e não tem preço final definido. Os clientes que se cadastrarem serão convidados a continuar com a assinatura após os três meses de gratuidade.