WhatsApp coloca novo limite no encaminhamento de mensagens
WhatsApp avisa se mensagem é encaminhada com frequência; objetivo é evitar informações falsas sobre coronavírus (COVID-19)
WhatsApp avisa se mensagem é encaminhada com frequência; objetivo é evitar informações falsas sobre coronavírus (COVID-19)
O WhatsApp já colocava um aviso e uma seta dupla em mensagens que são encaminhadas com frequência; e a partir desta terça-feira (7), o app limitará o encaminhamento desse tipo de conteúdo para apenas um contato ou grupo por vez. Outras mensagens ainda poderão ser repassadas para até cinco conversas por vez. O objetivo é evitar a disseminação de informações falsas em meio à pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
“Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp”, explica a empresa no blog oficial. “Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez.”
Ou seja, vai funcionar assim:
“Temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas”, explica a empresa. “Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais.”
Esses limites podem ser facilmente burlados se a pessoa copiar a mensagem e colar para cada um dos contatos, em vez de usar o recurso nativo de encaminhar. Mas, segundo o WhatsApp, o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo caiu 25% depois que o limite foi reduzido no ano passado — o máximo eram de 20 conversas por vez; atualmente são 5.