WhatsApp deixará você usar senha em backup de conversas no Android e iPhone
Backups criptografados de ponta a ponta do WhatsApp serão liberados aos aplicativos para Android e iPhone (iOS) em breve
Backups criptografados de ponta a ponta do WhatsApp serão liberados aos aplicativos para Android e iPhone (iOS) em breve
O WhatsApp anunciou, nesta sexta-feira (10), uma ferramenta para aplicar uma camada de proteção extra aos backups de conversas guardados na nuvem. O recurso permite criptografar com senha ou chave as cópias de segurança armazenadas no Google Drive (Android) ou iCloud (iOS). A função chegará a todos em breve.
A ferramenta chegará aos usuários após um longo período de desenvolvimento. Assim como foi revelado anteriormente, o arquivo pode ser criptografado com o auxílio de uma chave única e aleatória de 64 dígitos. Os responsáveis pelo aplicativo de mensagens ressaltam que somente o usuário consegue ter acesso às informações.
“O WhatsApp é o primeiro serviço global de mensagens nesta escala a oferecer mensagens e backups criptografados de ponta a ponta”, anunciou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em uma publicação na rede social. “Chegar lá foi um desafio técnico muito difícil que exigiu uma estrutura totalmente nova para armazenamento da chave e armazenamento em nuvem em sistemas operacionais”.
O backup pode ser acessado através da própria chave ou de uma senha pessoal. Caso o usuário opte pela segunda opção, a chave de criptografia será armazenada em um cofre baseado em um de módulo de segurança de hardware (HSM). Depois, a plataforma recupera a credencial para descriptografar o arquivo com a senha.
O procedimento para acessar a cópia de segurança acontece da seguinte maneira: primeiro, o usuário insere a senha para que ela seja verificada. Depois, o cofre enviará a chave para o app para que o backup seja descriptografado. Vale lembrar que também é possível optar somente pelo uso da chave de 64 dígitos para proteger o arquivo.
O mensageiro ainda afirma que o cofre possui um mecanismo para evitar acessos por força bruta. Neste caso, a ferramenta torna a chave permanentemente inacessível após um número mínimo de tentativas malsucedidas de acesso. “O WhatsApp saberá apenas que existe uma chave”, disseram. “Ele não conhecerá a própria chave”.
A ferramenta é opcional e chegará aos aplicativos de mensagens para Android e iPhone (iOS) “nas próximas semanas”.
Com informações: Facebook
Leia | Como funciona a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp