WhatsApp ganha mensagens de vídeo de até 60 segundos na versão beta

Depois de canais e nomes de usuário, WhatsApp também copia mensagens de vídeo do Telegram, que existem desde 2017 no concorrente

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
WhatsApp (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um novo recurso deve desembarcar em breve no WhatsApp. A versão beta do aplicativo está testando mensagens curtas de vídeo, gravadas diretamente no mensageiro, com até 60 segundos de duração e funcionamento parecido com os áudios. A ideia não é muito original: o Telegram oferece um recurso idêntico há anos.

Já é possível enviar vídeos pelo WhatsApp há muito tempo, mas as novas mensagens de vídeo são levemente diferentes. Elas funcionam como os áudios: basta gravar dentro de uma conversa e já enviar, sem edição, com mais agilidade. A ideia é ser uma forma de comunicação imediata.

Na interface da conversa, as mensagens de vídeo aparecem em círculos. Ao tocar em uma delas, o áudio é ligado, e a imagem é ampliada.

Outra diferença é que as mensagens de vídeo não podem ser encaminhadas para outros contatos. Isso não quer dizer que elas são seguras ou privadas, já que é possível gravar a tela e capturar o vídeo dessa forma.

O botão para gravar mensagens de vídeo vai ficar no mesmo lugar das mensagens de áudio. Ao dar um toque simples no ícone de microfone, ele se transforma em câmera e vice-versa, permitindo alternar entre os dois modos. Para gravar, toque e segure o botão.

Interface das mensagens de vídeo do WhatsApp
Interface das mensagens de vídeo do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Telegram tem mensagens de vídeo desde 2017

Se tudo isso é familiar para você, há um motivo: o Telegram tem mensagens de vídeo desde 2017, e elas funcionam deste mesmo jeito.

Não é a primeira vez (e pelo jeito, não será a última) que o mensageiro copia uma ferramenta do concorrente.

No último dia 8 de junho, o WhatsApp lançou canais praticamente idênticos aos do Telegram.

Outro recurso em testes é a opção para colocar um nome de usuário para servir como identificação, algo que o concorrente tem há anos.

As mensagens de vídeo sendo liberadas no WhatsApp beta para iOS 23.12.0.71 e no WhatsApp beta para Android 2.23.13.4. Não é a primeira vez que elas aparecem: em abril, o recurso foi detectado na versão 2.23.8.19 do beta para Android.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados