WhatsApp terá envio de imagens temporárias que somem após serem vistas
WhatsApp começou a testar o envio de imagens temporárias igual ao do Instagram Direct, mas recurso permite fazer captura de tela
WhatsApp começou a testar o envio de imagens temporárias igual ao do Instagram Direct, mas recurso permite fazer captura de tela
O WhatsApp lançou no ano passado o recurso de mensagens autodestrutivas que apaga conversas depois de um período em grupos e chats privados. Agora, o mensageiro do Facebook está aprimorando isso e deve disponibilizar a configuração de mensagens temporárias para imagens.
Os screenshots do recurso em funcionamento foram divulgados pelo WABetaInfo. Nas capturas, podemos ver que o aplicativo recebeu um botão redondo ao lado da caixa de texto. É por ali que o usuário pode ativar a mensagem autodestrutiva e, após clicar nele, surge este aviso: “Esta mídia desaparecerá, assim que você sair deste bate-papo”.
Basicamente, é mesmo o conceito do Instagram Direct, que permite enviar registros e definir se o remetente pode abrir o conteúdo por várias vezes ou apenas uma vez.
A pessoa que receber a imagem ficará ciente que aquele conteúdo será excluído logo em seguida. O botão azul para ativar a imagem temporária conta com um número, portanto, muito provavelmente, o WhatsApp deve permitir que o usuário defina um tempo para que a fotografia seja excluída.
O site XDA-Developers, no entanto, faz uma observação importante: a plataforma não bloqueia captura de tela das imagens temporárias enviadas. Além disso, o destinatário não recebe nenhum aviso sobre printscreens feitos pelo remetente, o que acaba fazendo o recurso ser menos confiável. O WhatsApp, claro, ainda está testando a novidade, então pode ser que eles aprimorem isso antes de disponibilizar para todo mundo. Ainda não há data para o lançamento oficial.
Leia | Como enviar uma foto ou vídeo de visualização única no WhatsApp