WhatsApp trabalha em função para criar chatbots de IA personalizados
Recurso em desenvolvimento permitirá que os usuários tenham seu próprio “assistente pessoal” dentro do aplicativo de mensagens
Recurso em desenvolvimento permitirá que os usuários tenham seu próprio “assistente pessoal” dentro do aplicativo de mensagens
Em breve, os usuários do WhatsApp poderão criar e personalizar chatbots com a tecnologia de Inteligência Artificial. O novo recurso foi descoberto na recente atualização da versão beta do mensageiro para Android (2.25.1.26).
Conforme o WABetaInfo, a ferramenta está em fase de desenvolvimento. Entretanto, uma captura de imagem obtida pela fonte mostra que será possível criar um personagem de IA com base nas necessidades e preferências informadas pela pessoa.
A criação de chatbots do WhatsApp deve seguir um padrão semelhante ao recurso disponível para o Instagram através do AI Studio da Meta. A ferramenta permite configurar um chatbot para ser um “assistente pessoal” para produtividade ou entretenimento.
De forma rápida e intuitiva, o usuário do mensageiro poderá descrever o perfil e definir as habilidades da IA do chatbot que deseja criar. Caso o usuário tenha dificuldades, a ferramenta apresentará sugestões que auxiliarão durante o processo de criação.
Todas as informações fornecidas serão usadas para adaptar e refinar a personalidade da IA. Dessa maneira, cada usuário terá o próprio personagem de IA para ajudar nas atividades do dia a dia diretamente pelo aplicativo.
Aparentemente, a ferramenta de criação de chatbot do WhatsApp permitirá que qualquer pessoa, mesmo com pouco conhecimento, tenha seu próprio assistente pessoal. Algo que deve proporcionar uma experiência única para cada usuário do mensageiro.
Como dito, o recurso de criação de chatbots personalizados do WhatsApp está em fase de desenvolvimento pela Meta. Por enquanto, a ferramenta não está disponível nem para os usuários da versão beta do aplicativo de mensagens.
A novidade deve passar por testes antes de ser liberada para o grande público. Como esse processo pode durar alguns meses, não há uma previsão exata para o lançamento da nova funcionalidade no mensageiro.
Segundo as informações, a ferramenta de chatbots deve fazer parte de uma nova aba dedicada a recursos baseados em IA. Além de funções criadas pela Meta, como Meta AI, o espaço terá opções desenvolvidas por terceiros.
O novo recurso do WhatsApp é mais um indicativo de que o mensageiro ganhará mais funções baseadas em IA. O objetivo é dar maior controle e liberdade para os usuários e, assim, proporcionar uma experiência cada vez mais personalizada.
Com informações de WABetaInfo e 91Mobiles.