Windows Terminal ganha visual do Windows 11 e “rodar como admin” por padrão
Recém-anunciado, Windows Terminal 1.13 Preview está mais alinhado com o Windows 11, embora também funcione no Windows 10
Recém-anunciado, Windows Terminal 1.13 Preview está mais alinhado com o Windows 11, embora também funcione no Windows 10
Nesta semana, a Microsoft colocou o Windows Terminal 1.13 Preview para download. A exemplo das prévias anteriores, esta traz recursos que devem ser incorporados às futuras versões estáveis da ferramenta. Entre eles está uma interface mais alinhada com o visual do Windows 11 e uma configuração que permite ao usuário abrir automaticamente uma janela com privilégios de administrador.
Para quem não sabe exatamente o que é o Windows Terminal, eis uma rápida explicação: esse é nome de uma ferramenta de código aberto da Microsoft que tem como proposta tornar o Windows compatível com vários terminais para linha de comando, como o clássico Prompt de Comando (CMD), o PowerShell e o Azure Cloud Shell.
Desde o anúncio oficial, a ferramenta passa por aperfeiçoamentos regulares. Ela já suporta, por exemplo, várias abas ao mesmo tempo, aceleração por hardware, personalização de interface, múltiplos idiomas, entre outros.
Como o Windows Terminal foi lançado em 2019, faz sentido que a Microsoft esteja adaptando o visual da ferramenta ao padrão visual do Windows 11, afinal, o sistema operacional foi lançado em 2021.
As mudanças de aparência introduzidas no Windows Terminal 1.13 Preview envolvem principalmente a área de configurações, que agora exibe um efeito de transparência opaca no menu de opções e segue um padrão de organização muito semelhante à interface Configurações do Windows 11.
Em termos funcionais, a mudança mais impactante é a possibilidade de configurar o Windows Terminal para abrir automaticamente com privilégios de administrador ativados.
Faz sentido. Hoje, o jeito mais prático de ter acesso a esse modo é escolhendo a opção “Executar como administrador” ao abrir o Windows Terminal. Para quem faz isso com regularidade, automatizar esse passo poupa preciosos segundos.
Como alternativa, também é possível abrir o Windows Terminal clicando no ícone da ferramenta enquanto a tecla Ctrl é pressionada.
Outra mudança apresentada com o Windows Terminal 1.13 Preview é uma configuração de perfil (experimental.useAtlasEngine) que, quando definida como true, faz a ferramenta executar um novo mecanismo de renderização de texto.
Qual o objetivo disso? De acordo com a Microsoft, o novo motor de renderização deve melhorar o desempenho do Windows Terminal quando grandes quantidades de texto em muitas cores diferentes forem exibidas.
As demais novidades incluem a possibilidade de personalizar o som da campainha do perfil e o suporte aos Layouts de Ajuste (Snap Layouts) do Windows 11, além, é claro, de correções de falhas.
Note que, apesar de o Windows Terminal 1.13 Preview apresentar recursos focados no Windows 11, a ferramenta também é compatível com o Windows 10, desde que o sistema tenha a atualização 19041 (20H1) ou superior.
O Windows Terminal 1.13 Preview pode ser baixado aqui, gratuitamente. Vale destacar que, como essa é uma versão de testes, a ferramenta pode apresentar inconsistências ou comportamentos inesperados.
Para quem se preocupa com isso, a melhor opção é baixar o Windows Terminal 1.12, a versão estável atual. Ou baixar as duas: a versão estável e a preview podem ser instaladas ao mesmo tempo.
Outras informações podem ser encontradas na página do Windows Terminal no GitHub.