YouTube testa função que pausa vídeo após um intervalo de tempo

Função "Timer de suspensão" já pode ser testada por assinantes do YouTube Premium; recurso é interessante para quem assiste a vídeos antes de dormir

Emerson Alecrim

O principal atrativo do YouTube Premium é a não exibição de anúncios na reprodução de vídeos. Mas há outros recursos exclusivos para assinantes, inclusive experimentais. Nesta última categoria está um timer, isto é, uma função que pausa o vídeo após um período de tempo definido pelo usuário.

Pause o vídeo automaticamente após um tempo

O timer, ou temporizador, pode ser configurado para pausar o vídeo após 10, 15, 20, 30, 45 ou 60 minutos de reprodução. Também é possível configurar a pausa para quando o vídeo terminar. Neste último caso, o YouTube não avançará automaticamente para o vídeo seguinte, se essa opção estiver ativada.

Assim que o vídeo é pausado, o YouTube exibe uma botão que permite adicionar mais tempo de reprodução (ou seja, configurar um novo intervalo de tempo até a pausa), além de um botão “Fechar”.

Qual a necessidade disso? Bom, há muita gente que bota um vídeo para rodar no celular ou na TV para pegar no sono. O objetivo desse recurso é interromper a reprodução quando a pessoa já estiver dormindo. Com isso, o ambiente se torna silencioso e há economia de energia, por exemplo.

Como ativar o timer do YouTube?

A primeira condição é ser assinante do YouTube Premium. Depois, basta visitar a página de recursos experimentais do YouTube com a sua conta e ativar a opção “Timer de suspensão”.

Com o recurso ativado, basta acessar qualquer vídeo na plataforma e tocar ou clicar no botão de configurações (com ícone de engrenagem). Ali, abra a opção “Timer de suspensão” e escolha o período de tempo desejado. O recurso funciona no celular e no desktop.

Vai ter liberação geral?

Ainda não está claro. Por ora, a função de timer é um experimento que está previsto para durar até 2 de setembro de 2024. Como base no feedback obtido, o YouTube avaliará se vale a pena tornar o recurso oficial ou não.

O timer funcionou corretamente nos testes que eu fiz para este texto, tanto no celular quanto no desktop. Com base nisso, presumo que não haverá dificuldades técnicas para a sua implementação em larga escala.

Provavelmente, a decisão do YouTube de implementar ou não o timer deverá ser influenciada pelo nível de aceitação da ideia entre os usuários.

Leia | Como desativar o perfil no Kwai por até 30 dias

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.