Como ativar e desativar a verificação em duas etapas do WhatsApp no celular
A confirmação em duas etapas do WhatsApp é um recurso de proteção que cria um PIN de seis dígitos e reforça a segurança da conta
A confirmação em duas etapas do WhatsApp é um recurso de proteção que cria um PIN de seis dígitos e reforça a segurança da conta
Para ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp é preciso entrar nas configurações de conta do mensageiro e criar um PIN de seis dígitos nos ajustes de confirmação de dois fatores.
O processo para desativar a autenticação de dois fatores também é feito nas configurações de verificação em duas etapas, dentro dos ajustes de conta do usuário.
A seguir, veja como ativar ou desativar a verificação em duas etapas do WhatsApp pelo celular (Android ou iPhone), que é a única plataforma que permite o ajuste.
Inicie o WhatsApp em seu iPhone ou aparelho Android, já que o processo é o mesmo em ambos os sistemas operacionais.
Toque no ícone “Configurações” (localizado no canto inferior direito) em seu iPhone para acessar os ajustes do WhatsApp. No Android, será preciso apertar no menu de três pontos (localizado no canto superior direito) e escolher a opção “Configurações”.
Entre na seção “Conta” dentro do menu de configurações do WhatsApp.
Toque na opção “Confirmação em duas etapas” dentro das configurações de conta.
Escolha “Ativar” para iniciar a habilitação da autenticação de dois fatores do seu WhatsApp.
Crie um código de seis dígitos para sua verificação em duas etapas e toque em “Avançar”. Confirme novamente o PIN criado na tela seguinte e vá em “Avançar” de novo.
Toque em “Adicionar e-mail” para vincular um endereço eletrônico no caso de esquecer seu PIN. A etapa é opcional, mas é altamente recomendada para reforçar a segurança de sua conta no WhatsApp.
Insira um e-mail válido no campo de texto e toque em “Avançar”.
Insira o código de seis dígitos que chegar em seu e-mail para confirmar a autenticidade do endereço eletrônico. Depois, toque em “Confirmar” para finalizar o processo de colocar o PIN no WhatsApp.
Abra o WhatsApp em seu dispositivo iOS ou Android, já que o processo é o mesmo.
Toque no ícone “Configurações” (localizado no canto inferior direito da tela) em seu iPhone ou vá no menu de três pontos (localizado no canto superior direito da tela) e escolha “Configurações” em seu Android.
Entre na seção “Conta” no menu de configurações do mensageiro.
Vá até a seção “Confirmação em duas etapas” dentro dos ajustes de conta.
Toque na opção “Desativar” na tela de confirmação em duas etapas do WhatsApp.
Escolha a opção “Desativar” para confirmar o desligamento do recurso de verificação em duas etapas do WhatsApp.
A verificação em dois fatores do WhatsApp é uma forma de manter seu aplicativo mais seguro utilizando um código de seis dígitos. Com o recurso, quem tentar invadir sua conta terá uma barreira extra de segurança.
A confirmação em duas etapas é um recurso que adiciona uma camada extra de proteção à conta do WhatsApp, por meio da criação de um PIN de seis dígitos.
Esse PIN é exigido periodicamente durante a abertura do WhatsApp e evita que alguém com seu celular leia suas conversas. O código também é necessário durante a reconfiguração de conta do mensageiro para evitar que alguém use o seu perfil por outro aparelho.
O PIN de confirmação em duas etapas funciona como uma etapa extra de confirmação da conta. Logo, um criminoso que tentar cadastrar o seu número do WhatsApp em outro aparelho não conseguirá entrar na sua conta sem esse PIN.
Além disso, a ativação da verificação em duas etapas também permite cadastrar e-mail para fazer login no WhatsApp. Tanto o PIN quanto o e-mail configurado servem como camada extra para sua identificação e podem dificultar o processo de clonagem do seu mensageiro.
Desativar a confirmação em duas etapas deixará sua conta do WhatsApp mais vulnerável, já que eliminará uma verificação de identidade. Sem esse recurso extra de proteção, você estará mais propenso a:
A confirmação em duas etapas dificulta muito a clonagem do WhatsApp. Isso porque o PIN configurado será exigido se alguém tentar cadastrar o seu número de telefone em outro dispositivo, o que vai complicar a ação do criminoso.
O grande problema é que o invasor pode usar técnicas ilegais para tentar descobrir o PIN. E por isso é importante proteger o WhatsApp de outras formas também ao cadastrar a biometria, ativar a criptografia do backup, verificar dispositivos conectados à conta, entre outras práticas de proteção.
O usuário que esquecer o PIN de verificação em duas etapas poderá usar o WhatsApp até que o mensageiro solicite a inserção do código. Quando a solicitação do PIN for exibida, será preciso digitar o código ou redefinir a senha para retomar o acesso.
Sim. O usuário que esquecer o PIN poderá solicitar o reset da senha de verificação em duas etapas pelo e-mail cadastrado. A mensagem conterá um link que permitirá ao usuário desabilitar a confirmação em duas etapas de sua conta no WhatsApp.
Mas a pessoa que esqueceu o PIN e não cadastrou um e-mail terá de esperar sete dias para redefinir o código de verificação em duas etapas. Durante esse prazo, o usuário poderá usar normalmente o mensageiro até que o sistema solicite o código.