Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome

Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos estão com os dias contados mas podem ser ativados

Paulo Higa
• Atualizado há 1 ano e 5 meses

O Google Chrome 42 trouxe correções de segurança, suporte a novas APIs e melhorias de desempenho. Desde então, houve uma mudança importante: todos os plugins NPAPI são desativados assim que o usuário atualiza o Google Chrome. Isso inclui Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos. Mas há uma maneira de tê-los de volta, caso você realmente precise deles.

chrome-icone

Essa é uma alteração que vem sendo planejada desde setembro de 2013. Como o NPAPI foi criado originalmente para o finado Netscape e hoje tem diversos problemas conhecidos de desempenho e segurança, o Google está removendo a tecnologia gradualmente — em janeiro, a execução dos plugins passou a ser bloqueada por padrão. O objetivo é melhorar a estabilidade do Chrome.

Como explicamos anteriormente, você ainda poderá usar esses plugins caso realmente precise: basta acessar chrome://flags/#enable-npapi e clicar no botão Ativar, na opção Ativar NPAPI. Reinicie o navegador e pronto.

chrome-flags-npapi

Mas atenção: essa opção estará disponível somente até setembro de 2015, quando o Google deverá lançar o Chrome 45.

Nessa versão, o suporte a plugins NPAPI será removido de forma definitiva.

Para quem realmente precisa do Java, a Oracle recomenda o uso do Mozilla Firefox, Internet Explorer ou Safari. O Silverlight também já tem data para morrer e não deverá receber grandes atualizações — mas você não deverá sentir muita falta dele, considerando que a Netflix agora usa um player HTML5. Alguns bancos, como o Itaú, já lançaram alternativas que evitam o uso de plugins no navegador.

Vale lembrar que o Adobe Flash Player não é afetado pela mudança: o plugin da Adobe vem embutido no Chrome e se comunica por meio da PPAPI, mais moderna e segura.

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.