Início / TB Responde / Celular /

Como impedir o WhatsApp de compartilhar dados com Facebook

Descubra como impedir que o Facebook colete dados do WhatsApp, desde os seus hábitos particulares até sua lista de contatos

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O WhatsApp, um dos mensageiros instantâneos mais populares, compartilha os seus dados com o Facebook desde 2016. No entanto, você pode optar não enviar nenhuma dessas informações se não quiser. Para isso, é preciso alterar as configurações do app.

WhatsApp / Facebook / Pixabay

WhatsApp compartilha dados com Facebook

Como forma de potencializar seus negócios, o Facebook alterou os seus Termos de Serviço e passou a coletar metadados dos usuários do mensageiro instantâneo, com uma série de objetivos: desde oferecer a possibilidade de encontrar um contato seu no aplicativo na rede social, como comercializar tais dados com seus parceiros comerciais. Como o WhatsApp utiliza criptografia de ponta a ponta, suas conversas não podem em teoria ser compartilhadas, mas seu comportamento, ou sua lista de contatos, sim.

No entanto, você pode optar por não enviar absolutamente nada ao Facebook, e manter os seus dados e contatos do WhatsApp apenas dentro do app. Veja como fazê-lo.

WhatsApp / whatsapp facebook

  1. Abra o WhatsApp, e toque no botão Menu (os três pontinhos no canto superior direito);
  2. Toque em Configurações;
  3. Toque em Conta;
  4. No iPhone: toque para desligar a chave Compartilhar Dados da Minha Conta.
    No Android: desmarque a caixa Compartilhar dados da conta;

Facebook WhatsApp

  1. Em ambos os casos, será exibida uma mensagem pedindo a confirmação da mudança.
    toque em Não compartilhar.

E pronto.

Tanto no Android quanto no iPhone, a opção de compartilhar ou não os dados é um passo único. Ao confirmar o não compartilhamento, a opção desaparece no Android, e no iPhone, ela se torna indisponível. Assim, o usuário não pode voltar atrás em sua decisão.

Independente de optar ou não pelo compartilhamento de dados, o Facebook informa que não compartilha os números de telefone, ou as conversas de seus usuários.

No entanto, isso já se mostrou não ser bem a verdade.