Como impedir o WhatsApp de compartilhar dados com Facebook
Descubra como impedir que o Facebook colete dados do WhatsApp, desde os seus hábitos particulares até sua lista de contatos

Descubra como impedir que o Facebook colete dados do WhatsApp, desde os seus hábitos particulares até sua lista de contatos
O WhatsApp, um dos mensageiros instantâneos mais populares, compartilha os seus dados com o Facebook desde 2016. No entanto, você pode optar não enviar nenhuma dessas informações se não quiser. Para isso, é preciso alterar as configurações do app.
Como forma de potencializar seus negócios, o Facebook alterou os seus Termos de Serviço e passou a coletar metadados dos usuários do mensageiro instantâneo, com uma série de objetivos: desde oferecer a possibilidade de encontrar um contato seu no aplicativo na rede social, como comercializar tais dados com seus parceiros comerciais. Como o WhatsApp utiliza criptografia de ponta a ponta, suas conversas não podem em teoria ser compartilhadas, mas seu comportamento, ou sua lista de contatos, sim.
No entanto, você pode optar por não enviar absolutamente nada ao Facebook, e manter os seus dados e contatos do WhatsApp apenas dentro do app. Veja como fazê-lo.
E pronto.
Tanto no Android quanto no iPhone, a opção de compartilhar ou não os dados é um passo único. Ao confirmar o não compartilhamento, a opção desaparece no Android, e no iPhone, ela se torna indisponível. Assim, o usuário não pode voltar atrás em sua decisão.
Independente de optar ou não pelo compartilhamento de dados, o Facebook informa que não compartilha os números de telefone, ou as conversas de seus usuários.
No entanto, isso já se mostrou não ser bem a verdade.