Como usar o Flight Radar para rastrear voos em tempo real
Ferramenta exibe detalhes sobre viagens em todo o mundo; veja como usar o Flight Radar para rastrear um voo em tempo real
Se você procura acompanhar um voo específico saiba que existem sites que oferecem essa opção de forma gratuita. A seguir, veja como usar o Flight Radar para rastrear voos em tempo real e conheça mais detalhes sobre a ferramenta. O site é capaz de exibir detalhes de viagens acontecendo em todas as regiões do mundo.
Antes de detalhar melhor como usar o Flight Radar, é importante lembrar que a ferramenta está disponível de forma gratuita — porém, limitada — via aplicativo para Android e iPhone (iOS), além da versão para navegador.
Caso queira ter acesso a todos os recursos oferecidos pelo rastreador, é possível assinar planos que variam entre US$ 1,49 e US$ 49,90 por mês (valores consultados em 28 de fevereiro de 2022). Quanto mais caro o plano, mais funcionalidades estarão disponíveis para você.
Outra forma de conseguir uma assinatura é contribuindo com dados. Ao montar seu próprio rastreador e compartilhar informações com a plataforma, é possível conseguir acesso ao plano mais completo do Flight Radar.
Índice
Encontrando voos em regiões
Tempo necessário: 5 minutos
Uma das maneiras mais simples de rastrear um voo em tempo real pelo Flight Radar é por países e regiões. Assim, é possível delimitar sua busca em meio a grande quantidade de viagens que ocorrem no mundo todo. Veja no passo a passo a seguir.
- Acesse o site ou app
Primeiramente, acesse o site — ou abra o app — e aguarde que o mapa seja carregado por completo;
- Escolha um país ou região
Assim que tudo estiver pronto, clique e arraste o mapa para a região que deseja encontrar voos. É possível também aproximar a imagem para facilitar sua busca. Aliás, devido à quantidade de informações exibidas na tela, alguns travamentos podem acontecer;
- Encontre detalhes sobre voos
Por fim, procure pelo avião que deseja mais detalhes e clique para abrir. Caso use o navegador, é possível saber o número do voo apenas passando o cursor do mouse por cima.
Ao clicar em um dos ícones exibidos no mapa, uma nova tela com dados sobre o voo deve aparecer. O Flight Radar permite que você veja detalhes sobre o registro dos aviões, altitudes, velocidades e até previsão de chegada ao destino.
Além da busca por regiões, também é possível encontrar voos específicos na ferramenta. Veja mais abaixo.
Pesquisando por viagens específicas
O Flight Radar tem um recurso que permite pesquisar o trajeto apenas informando a companhia aérea e o número do voo.
Esse método funciona melhor para quem já possui detalhes sobre o avião que deseja acompanhar, como no caso de um familiar ou amigo que esteja voando, por exemplo.
- Abra o site ou app
- Selecione a ferramenta de busca
A barra de pesquisa fica posicionada no canto superior direito. Toque para abrir; - Informe o número do voo
Ao colocar o voo que deseja encontrar, toque nas opções exibidas pelo site para rastrear a viagem;
Com isso, a ferramenta irá buscar o voo e exibir em detalhes informações como velocidade, altitude e previsão de chegada, além do número de registro da aeronave.
Agora que você já sabe como usar o Flight Radar, a ferramenta também permite que você faça buscas por aeroportos e conheça companhias aéreas de todo o mundo. Veja como abaixo!
Buscando aeroportos e companhias aéreas
Ao selecionar a opção “Data/history” na barra superior do site, a ferramenta abrirá um sistema de busca que permite pesquisar aeroportos por países. Lá, é possível saber detalhes de infraestrutura e até mesmo avaliações de outros passageiros e pilotos.
Além disso, o Flight Radar também traz uma base de dados sobre companhias aéreas e seus aviões, incluindo rotas, imagens e informações sobre a qualidade do serviço prestado.
O site é um dos mais completos e serve de base para diversos estudos sobre aviação, muito por conta da grande quantidade de estatísticas e informações coletadas e distribuídas na ferramenta.
E aí, já usou a plataforma para rastrear algum voo em tempo real? Do que você mais gosta na plataforma? Deixe seu comentário na Comunidade do TB.
Colaborou: Everton Favretto