O que é uma Live? Saiba para que serve e onde fazer uma transmissão ao vivo

Você pode abrir uma Live e interagir com seu público por meio de plataformas como Twitch, YouTube, Instagram, TikTok ou Shopee

Igor Shimabukuro Victor Toledo
• Atualizado há 1 semana

Live consiste em uma transmissão de áudio e vídeo em tempo real para uma ou mais pessoas, de maneira simultânea. Esse tipo de transmissão pode feito via radiodifusão (como TV ou rádio) ou via internet, a exemplo de streams em plataformas online.

As lives têm dois objetivos principais: fazer com que o público possa assistir ao conteúdo produzido, e criar conexões entre o streamer e espectadores por meio de interações bilaterais.

Você pode fazer lives em plataformas voltadas para streaming (como Twitch e YouTube), via redes sociais (a exemplo de Instagram e Facebook) ou em serviços de e-commerce (como Shopee).

A seguir, entenda o que é Live, descubra quais os tipos de transmissão ao vivo, e saiba os requisitos necessários para fazer uma stream.

O que é Live?

Live refere-se a uma transmissão de vídeo e áudio em tempo real e de forma simultânea para uma ou mais pessoas. A expressão “live” é originada de “live broadcasting” (“transmissão ao vivo”, em tradução livre), mas ficou atrelada a “live streaming” (“transmissão ao vivo pela internet”) com a ascensão da internet.

Para que serve uma Live?

A função primária da Live é fazer com que o público possa assistir ao conteúdo transmitido e interagir com o streamer (criador da transmissão) em tempo real. Isso permite que os criadores de conteúdo se conectem com seus espectadores, criando uma conexão bilateral entre as partes.

São diversas as motivações para fazer uma Live: você pode fazer transmissões para conectar-se com seu público, promover uma marca ou produto, comunicar anúncios importantes, entreter um nicho específico, compartilhar conhecimentos, ganhar dinheiro, apresentar programas ou apenas para conversas com pessoas.

Quais plataformas permitem fazer uma Live?

É possível fazer transmissões ao vivo em plataformas voltadas para streaming, redes sociais e até e-commerces. Alguns exemplos de plataformas que permitem Lives incluem:

É possível fazer uma Live em várias plataformas ao mesmo tempo?

Sim. Você pode fazer Live em mais de uma plataforma ao mesmo tempo por meio de ferramentas multistreaming como OBS, Xsplit e Streamlabs, por exemplo. Deste modo, é possível ampliar sua presença online ao atingir públicos fidelizados a diferentes plataformas.

Contudo, vale destacar que a função multistreaming pode exigir uma inscrição Premium, dependendo do software utilizado. E além disso, algumas plataformas podem proibir que você faça Lives em outros serviços de forma simultânea, caso seja um parceiro ou afiliado.

Quais são os tipos mais comuns de Live?

Transmissões ao vivo podem envolver diferentes áreas e formatos, dependendo do estilo do criador de conteúdo e da demanda do público. No geral, os tipos mais comuns de Live envolvem:

  • Jogos: transmissões focadas em gameplays casuais ou competitivas;
  • Transmissão de eventos: Lives de esportes, e-sports ou outros eventos, e que podem ter caráter streaming ou broadcasting;
  • Just chatting: tipo de Live que foca na interação do criador de conteúdo com o público, abrangendo temas gerais;
  • IRL: abreviação de “In Real Life” (ou “Na Vida Real”, em tradução livre), que geralmente envolve lives ao ar livre com câmera em primeira pessoa;
  • ASMR: transmissões ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) focam em sons e estímulos sensoriais;
  • Música: tipo de Live que explora a criação ou reprodução de músicas;
  • Arte: transmissões que podem contemplar desenhos, pinturas, danças ou outros tipos de arte;
  • NPC: Live em que o criador de conteúdo imita um personagem secundário de jogo, e com forte influência na interação com o público.

Quais são os requisitos para conseguir fazer uma Live?

Você pode fazer Lives na internet com pouca ou muita infraestrutura, e tudo vai depender do nível de qualidade planejado. Mas em geral, os requisitos para abrir uma transmissão ao vivo incluem:

  • Dispositivo elegível: você precisará de um aparelho como computador, celular ou tablet para fazer uma Live;
  • Conexão com a internet: o dispositivo escolhido precisa ter conexão com a internet, e é recomendável que você utilize uma rede estável e de alta qualidade para evitar interrupções ou atrasos;
  • Conta na plataforma: será necessário ter uma conta na Twitch, YouTube, Instagram ou qualquer outra plataforma escolhida para fazer a Live;
  • Software de captura: plataformas sem recursos nativos para Lives (como Twitch ou Kick, por exemplo), vão exigir softwares auxiliares para a transmissão ao vivo;
  • Periféricos de áudio e vídeo: caso o seu aparelho não tenha captura de áudio ou vídeo embutida, pode ser necessário utilizar microfones e webcams para a Live.

Qual é a diferença entre Live e Webinar?

A Live é uma transmissão em tempo real de áudio e vídeo via internet, com ampla interação entre criador de conteúdo e espectadores. As lives costumam ter formato descontraído, e são abertas para qualquer pessoa que acesse o canal ou perfil.

O Webinar também consiste em uma transmissão online de áudio e vídeo, mas que pode ser ao vivo ou pré-gravado. Um Webinar costuma ter finalidade para palestras, seminários e eventos mais formais, e pode apresentar interações com outros participantes via áudio, vídeo ou chat em momentos específicos.

Qual é a diferença entre Live Streaming e Live Broadcasting?

Live streaming diz respeito a transmissões ao vivo de áudio e vídeo via internet a dispositivos conectados (como celulares, tablets, PCs ou Smart TVs). Esse tipo de transmissão permite interação direta entre o streamer e o público, fazendo com que o conteúdo possa ser alterado com base na opinião pública.

Já Live broadcasting refere-se a transmissões em tempo real via radiodifusão ou outros meios digitais. A exemplo de transmissões de canais de TV ou estações de rádio, o live broadcasting tem interação limitada com o público, e exige maior infraestrutura do que as Live streamings.

É possível ganhar dinheiro fazendo Live?

Sim. Plataformas como Twitch e Facebook podem pagar você pela criação de conteúdo, desde que você atenda requisitos exigidos (como número mínimo de seguidores, inscritos e horas assistidas). Contudo, é preciso ter em mente que as condições para monetização do canal ou perfil variam de plataforma para plataforma.

Outra forma de ganhar dinheiro fazendo Lives é por meio de doações ou inscrições pagas do público. Além disso, o criador de conteúdo também pode ser patrocinado pela transmissão ao vivo ou por anúncios de produtos durante a Live.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.