O que é PHP? [Guia para iniciantes]
Saiba mais sobre o PHP, uma das linguagens de programação para desenvolvimento web mais populares e utilizadas no mundo
O PHP é uma linguagem de programação voltada originalmente para desenvolvimento de sites e aplicações web. Por ser de código aberto e de fácil aprendizado, é uma das mais populares do mundo. Neste guia para iniciantes, saiba mais sobre a linguagem, suas principais vantagens e como ela funciona.
O que é PHP?
O PHP foi criado em 1995 pelo programador canadense Rasmus Lerdorf. A sigla é um acrônimo para PHP: Hypertext Preprocessor. A linguagem tornou-se popular por ter uma sintaxe mais simples, e por mesclar o código executado no lado do servidor com HTML, facilitando a criação de páginas com conteúdo dinâmico.
Assim como o Python e o JavaScript, ele também é classificado como uma linguagem de scripts, ou seja, um conjunto de instruções via código que servem, principalmente, para automatizar tarefas.
Com o PHP, você pode “instruir” uma página estática (criada com HTML e CSS) a executar ações específicas e mais complexas, como validar as informações de um formulário antes dos dados serem enviados de volta ao browser.
Como funciona?
Em um site ou aplicativo web, o código PHP é delimitado pelas instruções de processamento de início (<?php
) e fim (?>
). Tudo o que vai entre essas duas tags é executado pelo interpretador no lado do servidor, como uma consulta a um banco de dados que retorna informações a serem exibidas em uma página.
O navegador do usuário requisita a página ao servidor web, que então é processada pelo interpretador do PHP no servidor, gerando o código HTML com a resposta a ser devolvida ao navegador.
Abaixo, um exemplo de uma página simples que exibe a mensagem: “Olá, eu sou um script PHP!”:
<!DOCTYPE HTML>
<html>
<head>
<title>Exemplo</title>
</head>
<body>
<?php
echo "Olá, eu sou um script PHP!";
?>
</body>
</html>
Além de ser uma linguagem de programação de código aberto, é possível instalá-la na maioria dos sistemas operacionais gratuitamente, o que também torna o seu custo de manutenção muito menor.
Versões e vantagens
Atualmente, sua versão mais recente é a 8.0.1, mas ainda há suporte para a versão 7.x, que recebe atualizações constantes e continua sendo muito utilizada em sites, blogs e páginas de comércio eletrônico.
Com a evolução da linguagem, o PHP ganhou outras formas de utilização além dos sites dinâmicos, como scripts de linha de comando para automatização de diversos tipos de tarefas e aplicações para desktop.
Por ser uma linguagem de programação simples de aprender, mas com recursos avançados e bom desempenho, o PHP já foi utilizado na criação de vários sites e serviços famosos, como Facebook, WordPress e Wikipédia. Alguns deles ainda possuem partes de suas funcionalidades feitas com a linguagem.
Você pode aprender mais sobre o PHP e seus recursos acessando a documentação oficial.
Com informações: php.net