Voltado para quem gosta de jogar de forma portátil, o Nintendo Switch Lite é uma versão mais simples do Switch, mas ainda compatível com quase todos os mesmos jogos, por alguns reais a menos.
Mais leve e menor que o Switch original, o modelo Lite pode ser ótimo para quem tem mãos pequenas ou mesmo para quem quer uma experiência mais parecida com jogar no celular, contando com os benefícios de ter um console.
O Switch Lite vem com os famosos Joy-Cons, mas eles são presos na carcaça do dispositivo. Como também não tem dock e conexão com TV, não tem muito porque removê-los, então a Nintendo resolveu deixá-los fixos.
A tela do Switch Lite chega com 5,5 polegadas – 0,7 polegada a menos que o console original, mas com a mesma resolução de 1280x720 pixels, o que deixa a definição até melhor. As cores continuam boas, mas o brilho deve ser ajustado manualmente (sem o sensor automático).
Ainda que a bateria do Switch Lite seja menor, ela não decepciona. Com capacidade de 3.570 mAh, o dispositivo fica de 3 a 7 horas longe da tomada, dependendo do game e brilho da tela. São 2 horas a menos que o modelo maior.
Por que são "quase todos" os jogos que funcionam no Switch Lite? Já que os controles não são removíveis, alguns títulos como Just Dance acabam fazendo menos sentido, pois precisam do celular ou simplesmente não funcionam, a não ser que o jogador compre um Joy-Con, ainda assim, a tela acaba sendo outro limitador.
Já disponível no Brasil, o Nintendo Switch Lite pode ser encontrado por menos de R$ 2 mil nas cores coral, amarelo, cinza e turquesa.