Exclusivo: Motorola vai lançar novo smartphone básico em maio

Aparelho já foi homologado pela Anatel e poderá se chamar Moto E

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 9 meses

A Motorola tem feito um bom trabalho com seus smartphones: o Moto X é um dos melhores aparelhos feitos até hoje e o Moto G tem uma relação custo-benefício que ainda não conseguiu ser superada pelos concorrentes com Android. Para preencher uma lacuna de smartphones ainda mais baratos, a Motorola vai lançar no mês de maio um novo modelo para competir com smartphones Android de entrada, que possivelmente será chamado de Moto E.

Uma fonte ligada a uma operadora de telefonia celular nos enviou a imagem de um documento com um dos novos modelos. Para o mercado de smartphones low-end, o novo aparelho traz características interessantíssimas: uma tela de 4,3 polegadas, maior do que a concorrência costuma apresentar, bem como 1 GB de RAM e 4 GB de memória interna.

moto-e-exclusivo-tecnoblog

Além disso, ele conta com um processador dual-core de 1,2 GHz (o modelo não foi especificado) e tem a última versão do Android, 4.4. Acreditamos que o modelo possua três versões: uma compatível apenas com um SIM card e outras versões dual SIM, sendo que uma delas possui TV digital.

A imagem divulgada pela fonte mostra o aparelho dual SIM com TV digital, com preço sugerido de R$ 599. Portanto, as versões sem TV digital e com apenas um slot para SIM card devem ter um preço menor, assim como aconteceu com o RAZR D1.

As três versões já foram homologadas pela Anatel. Os modelos são os seguintes: XT1021 (single SIM), XT1022 (dual SIM) e XT1025 (dual SIM com TV digital). As fotos externas e o manual do usuário foram omitidos pela agência a pedido da Motorola.

Esses aparelhos chegarão ao mercado em hora certa, e, com preço competitivo, devem facilmente preencher o espaço do quase morto RAZR D1, com um gás no processador, que dessa vez é dual-core. Se o aparelho seguir os padrões atuais da Motorola, talvez ele não tenha um slot para cartão de memória. Para um smartphone barato, no entanto, 4 GB de memória interna não é ruim – infelizmente, ainda é comum encontrar aparelhos com menos de 500 MB disponíveis para o usuário.

A fonte também comentou sobre um possível Moto G compatível com redes 4G, mas não há mais detalhes concretos como preço ou quando ele seria lançado. Essa também seria uma boa pedida: a Claro já liberou a rede 4G para clientes do pré-pago, e a TIM planeja fazer o mesmo em breve. Ter um aparelho com 4G a um preço acessível é um diferencial para conquistar clientes que planejam usar as novas redes.

Obrigado, fonte!

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados