Como funciona um carro elétrico?

Veja como funciona um carro elétrico e saiba que vantagens esse tipo de veículo oferece para os usuários e para o meio ambiente

Victor Hugo Felix
• Atualizado há 1 ano e 8 meses

Os carros elétricos surgiram como uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis — recursos naturais não renováveis (petróleo, gás e carvão). O maior ganho é que eles não emitem gases poluentes e assim são menos danosos ao ambiente. No Brasil, ônibus movidos a eletricidade (trólebus) são usados no transporte público. Saiba, agora, quais são as vantagens dos carros elétricos de uso doméstico.

Carro Elétrico (Foto: Washington State Dept of Transportation/Flickr)
Carro Elétrico (Foto: Washington State Dept of Transportation/Flickr)

Como funcionam carros elétricos?

Carros elétricos funcionam por meio de uma corrente elétrica, e não pela queima de combustível fóssil. Esse mecanismo depende de quatro componentes básicos.

  • bateria;
  • inversor;
  • motor de indução;
  • sistema de recuperação de energia.

A bateria, recarregável, armazena a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro funcionar. O inversor, por sua vez, converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é levada até o motor de indução. A eletricidade, assim, aciona os mecanismos do motor que faz as rodas girarem e o carro se mover.

Sem a queima de combustíveis, o carro não emite ruídos incômodos nem gera poluentes. Além disso, o uso da eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada, uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível. Assim, a aceleração do carro se torna mais leve e isso facilita a condução.

Nesse sentido, o sistema de recuperação de energia surge como uma vantagem adicional e econômica. Em um carro comum, a energia do carro ao ser freado é desperdiçada em forma de calor. Mas nos veículos elétricos essa energia retorna para a bateria como eletricidade.

Quais os tipos de carro elétrico?

Todo carro elétrico funciona por meio de eletricidade, mas alguns tipos podem incluir também o uso de combustíveis em algumas ações específicas do veículo.

Saiba quais são:

  • plug-in electric: carros 100% elétricos, que adquirem sua energia quando são carregados;
  • plug-in hybrid: carros híbridos, que funcionam tanto com eletricidade quanto com combustível — se a energia elétrica acabar, você pode trocar pela gasolina, por exemplo;
  • hybrid electric: carros predominantemente a combustível, mas que também funcionam com energia elétrica — contudo, ao contrário dos plug-in hybrid, não é possível carregá-los em uma fonte, a bateria é recarregada pelo sistema de recuperação de energia.
Carro Elétrico Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)
Carro Elétrico Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Como carregar a bateria de um carro elétrico?

É possível carregar a bateria por meio de uma tomada residencial de 120V a 220V, que demora até 20h para ser completa. Há também disponíveis no mercado aparelhos Wallbox, carregador de parede que completam o carregamento em até 4h. Há ainda eletropostos especializados em carregamentos rápidos, que fazem a recarga em cerca 40 minutos.

A quilometragem que o veículo pode fazer a cada recarga varia de carro para carro, dependendo da capacidade da bateria (kWh). Em geral, uma recarga dura de 200 km a 350 km.

Com informações: EDF Energy, AFDC Energy, How Stuff Works.

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Felix

Victor Hugo Felix

Ex-redator

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, escritor com três obras publicadas, pós-graduado em gestão cultural e técnico em produção de áudio e vídeo, Victor Hugo Felix foi redator freelancer no Tecnoblog em 2020. Também atuou como produtor na Record News e, atualmente, trabalha como assistente de comunicação.