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Tudo o que você precisa saber sobre o Snapdragon 835

O que esperar para 2017: câmeras duplas, baterias gigantes e muita realidade virtual

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03/01/2017 às 20h00
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Direto de Nova York — A Qualcomm anuncia nesta terça-feira (3) os detalhes do Snapdragon 835, novo processador de alto desempenho para smartphones e tablets. Ele foi revelado em novembro, quando a empresa informou que o chip teria fabricação em 10 nanômetros e seria produzido pela Samsung. Agora, temos mais informações sobre a performance e as tecnologias integradas do novo chip.

Os detalhes essenciais

Depois de passar um tempo com CPUs de quatro núcleos nos Snapdragon 82x, a Qualcomm decidiu voltar para o octa-core, mantendo a técnica big.LITTLE, que utiliza conjuntos de núcleos diferentes para melhorar a eficiência energética. O Snapdragon 835 tem quatro núcleos Kryo 280 de alto desempenho de 2,45 GHz e outros quatro de baixo consumo de energia, com frequência máxima de 1,9 GHz.

Dentro do Snapdragon 835 também há a GPU Adreno 540, que é uma pequena atualização da Adreno 530 presente na geração anterior. Ela está 25% mais rápida e suporta as tecnologias gráficas mais recentes, incluindo OpenGL ES 3.2, OpenCL 2.0, Vulkan e DirectX 12.

E uma das grandes novidades do chip é que, além de rodar Android, o Snapdragon 835 também é otimizado para Windows 10 e será capaz de executar os aplicativos da área de trabalho clássica, emulando os softwares x86 em arquitetura ARM.

4K, 4K, 4K, VR, VR, VR

O que mais me chamou a atenção no Snapdragon 835 foi o foco em 4K e realidade virtual. O processador de sinais (DSP) Hexagon 682 ganhou instruções para reduzir a latência entre o instante que você mexe a cabeça e o smartphone entende o movimento: passou de dezenas de milissegundos para apenas 15 ms. Isso deve evitar o atraso indesejado do headset, que te deixa perdido e chega a causar enjoos em certas pessoas.

Até a duração de bateria leva em conta as tecnologias novas: a expectativa é que os smartphones com o Snapdragon 835 aguentem mais de 11 horas com reprodução de vídeo em 4K, mais de 7 horas de streaming em 4K, mais de 3 horas de filmagem em 4K e mais de 2 horas em jogos de realidade virtual. O VR é o ponto mais crítico porque, se o processador não fosse otimizado e esquentasse demais, não seria possível chegar a esse tempo de jogatina mantendo um desempenho aceitável.

Durante os jogos, o Snapdragon 835 é capaz de rastrear seus olhos e receber dados dos sensores de acelerômetro e giroscópio até 1.000 vezes por segundo. Essas informações são utilizadas no Foveated Rendering, que simula o campo de visão humano, focando o processamento na região da imagem em que você realmente está prestando atenção.

Também há suporte ao Q-Sync, que atualiza a tela na mesma frequência em que a GPU renderiza as cenas, além de HDR10 para melhorar o alcance dinâmico das imagens, tornando-as mais próximas do que o olho humano é capaz de enxergar — o Galaxy Note 7 era o único smartphone do mercado com a tecnologia até então, mas ele explodiu.

6.000 mAh? 7.000 mAh? Baterias maiores estão chegando

Não adianta ter um processador que aguente o tranco se a bateria acaba rapidamente, mas a Qualcomm deu sinais positivos para o futuro. A empresa diz que “alguns parceiros de hardware” já trabalham em projetos de smartphones com baterias de 6.000 ou 7.000 mAh. Atualmente, essas capacidades são restritas a aparelhos de nicho (como o Oukitel K6000 ou K10000), mas podem finalmente virar mainstream. A Samsung já deu o primeiro passo com o Galaxy A9, de 5.000 mAh.

O Snapdragon 835 também deve contribuir com a bateria, gastando 25% menos energia em relação aos Snapdragon 82x para processar a mesma coisa. Esse resultado é atingido com computação heterogênea, ao delegar tarefas para partes específicas do chip — as tarefas de aprendizagem de máquina, por exemplo, agora podem ser feitas pelo DSP, que é quatro vezes mais eficiente que a CPU.

O carregamento das baterias gigantes poderá ser feito com o Quick Charge 4.0, que entrega até 5 horas de autonomia com 5 minutos na tomada por meio de adaptadores de até 36 watts. A tecnologia de carregamento rápido da Qualcomm causou polêmica porque o Google desencorajou explicitamente as fabricantes a utilizarem padrões proprietários de recarga — a recomendação é que elas adotem o USB Power Delivery (USB-PD), estabelecido pela organização responsável por definir os padrões do USB.

Quanto à polêmica, a Qualcomm avisa que o Quick Charge 4.0 é compatível com o USB-PD e traz benefícios adicionais: o ecossistema de carregadores, cabos e gadgets é bem maior (enquanto o USB-PD ainda está nascendo), os tempos de recarga são mais consistentes entre diversos produtos e há proteções maiores para evitar danos aos aparelhos.

Espere por boas novidades nas câmeras

O processador de imagem (ISP) Spectra 180 suporta câmeras com um sensor único de 32 megapixels ou dois sensores de 16 megapixels. Smartphones com duas câmeras deverão ser uma tendência para 2017, especialmente nos modelos mais caros, para melhorar as fotografias com baixa iluminação ou para enxergar mais longe — como aconteceu no iPhone 7 Plus.

O chip dá conta de três possíveis configurações de câmera:

  • Câmera única, como na maioria dos smartphones de hoje;
  • Clear Sight, que aproveita dois sensores, um colorido (para capturar as cores) e outro preto e branco (que é melhor que o colorido para capturar a iluminação). Ao combinar as fotos geradas pelos dois sensores ao mesmo tempo, é possível melhorar a nitidez e obter imagens melhores em ambientes noturnos;
  • Optical Zoom, que utiliza uma lente grande angular (para tirar as mesmas fotos que você tira hoje no seu smartphone) e uma teleobjetiva (que enxerga mais longe). O Snapdragon 835 permite alternar entre as duas lentes de forma suave, para que o usuário nem perceba a troca.

A Sony deve estar bem feliz com a quantidade de sensores a mais que vai vender.

Conexão mais rápida, dentro e fora de casa

As conexões 4G de um gigabit por segundo ainda estão longe da nossa realidade, mas o modem LTE Cat 16 do Snapdragon 835 será capaz de suportar essas velocidades altíssimas quando as operadoras finalmente implantarem a tecnologia (ou, talvez, quando você viajar para algum país da Ásia).

Com agregação de três portadoras (o que será possível no Brasil com a liberação da faixa de 700 MHz, que se juntará aos 1.800 MHz e 2.600 MHz), 256-QAM e 4×4 MIMO, a velocidade máxima teórica atingida pelo modem será de 979 Mb/s. A taxa de upload pode chegar a 150 Mb/s.

Se a sua operadora não lançar as redes ultrarrápidas a tempo, os smartphones com Snapdragon 835 também poderão ser mais rápidos em casa, com o suporte ao Wi-Fi 802.11ad. Como já explicamos, ele não vai substituir o seu roteador 802.11ac: o novo padrão é voltado para transmissões de curta distância (entre dispositivos no mesmo cômodo, por exemplo). A vantagem é que ele chega a ser mais rápido que o cabo, com velocidades de 4,6 Gb/s.

Quando chega?

O Snapdragon 835 consegue ser ainda menor que o 820

O Snapdragon 835 já está na linha de produção da Samsung e será lançado nos smartphones, tablets, computadores com Windows 10 e outros dispositivos ainda no primeiro semestre de 2017. Os primeiros benchmarks não devem demorar muito para aparecer.

Paulo Higa viajou para Nova York a convite da Qualcomm.

  • Bacon_Frito

    Vemnimim Surface Phone <3

    • Sudestino

      se seguir a tradição da palavra “surface”, só importando msm

  • David Diniz

    Estou esperando Smartphones que tenha VoLTE e 4G Cat 6 pra cima e que não custe mais que R$ 2.500.

    • Yago Oliveira

      O que é VoLTE?

      • Voice Over LTE, se nao me engano muuuuuitos aparelhos atuais tem porque nao eh uma tecnologia exatamente nova. 4,5g se nao me engano

        • Yago Oliveira

          Então eu poderia usar voz através da rede de dados, seria isso?

          • Thalles Ferreira

            Sim, mas no sentido de serviço da operadora, não no sentido de apps OTT tipo Whatsapp e Skype.

          • Yago Oliveira

            Sim, entendi. Isso traria qual vantagem real para as operadoras e, consequentemente, para nós?

          • Thalles Ferreira

            Eu acho que sim, no sentido de que talvez liberassem ainda mais dados pra consumo né, os pacotes deveriam crescer. Outras vantagens eu confesso que não sei.

          • Leozeradf

            Outra vantagem seria a qualidade da voz, muito superior a das chamadas tradicionais.

  • Rafa Dornellas

    “…o Galaxy Note 7 era o único smartphone do mercado com a tecnologia até então, mas ele explodiu.”

    Euri.

    Brincadeiras a parte, acho que sem dúvidas foi um avanço, mas não um salto, acredito que o caminho é esse. Em termos tecnológicos, mais importante que a velocidade é a direção (samsung sabe disso bem na pele kk). E pensar que Smartphones hoje são muito mais potentes do que meu primeiro computador, quando ganhei há 15 anos atrás…

  • Willian Tetsuo Shiratori

    A MWC é no começo do ano, né? Bastante ansioso para ver os top de linha de 2017.

  • Rafael Oliveira

    Fico pensando, é tanto poder de processamento que está sendo colocado nos smartphones, e os games são mal aproveitados por falta de controles fisicos. Mesmo que vc compre um gamepad bluetooth ainda são poucos games que se aproveitam, ou só funcionam com um certo tipo de gamepad.

    • Yago Oliveira

      Eu geralmente não jogo games que tem controles na tela ou necessitam de gamepad. No geral eu busco por games que são feitos pensando especificamente para a plataforma em questão (telas touch). Games portados não me agradam pois já passei muita raiva com eles.

      • Saulo Benigno

        Muita raiva? O que houve?

        • Yago Oliveira

          Principalmente a falta de retorno tátil das telas touch, incomodam. Além do que não tenho um top de linha então a tela não é lá essas coisas, vez ou outra você clica e nada acontece ou clica e vai duas vezes o comando (pode ser bug do game também). Enfim, prefiro jogos que são desenvolvidos pensando na tela touch, ex: Monnument Valley

      • João Malaquias

        Mas não dá pra fazer muita coisa ao mesmo tempo tocando na tela, logo, não tem como utilizar o alto poder de processamento para um game mais complexo. Em um jogo de console genérico (como tiro, futebol, aventura) você geralmente dá uns quatro ou cinco comandos por vez no controle.

        • Yago Oliveira

          É possível aproveitar o alto processamento graficamente e com efeitos, não necessariamente precisa dar 5 comandos por vez na tela. Jogos de estratégias e puzzle são os que mais gosto nos mobile pq geralmente são poucos movimentos, tem artes e trilha sonoras incríveis e divertem.

      • Geraldo Lopes

        .

        Softwares feitos especificamente para uma plataforma e depois portados para outra diferente normalmente é cheio de bugs. Foi o que ocorreu com o Windows 8, feito para rodar sob telas touch e “portado” para uso de mouse… ficou horrível.

        .

        • Yago Oliveira

          Não sabia dessa do Windows 8.

        • Saulo Benigno

          Bugs? Que bugs por exemplo?

          Digo, que bugs existem no Windows 8 devido essa “portabilidade”?

  • Bruno ✔

    Se cada um ficar inventando sua própria solução de Sincronização Vertical, em algum momento isso vai virar um problema.
    Alias, engraçado este Q-Sync aparecer no mesmo dia do Freesync 2, já que este ultimo é aberto espero ao menos que tenham relação.

    • Yago Oliveira

      Concordo que tecnologias abertas têm sua vantagem. Tanto o Freesync como Vulkan são bem promissores, porém, não adianta nada se a indústria não usá-las.

  • Saulo Benigno

    E o Quick Charger no iPhone? Quando vai ter?

    • Christyan Yury

      Se ela não lançar algo similar com o nome iMágico, nunca terá.

    • Yago Oliveira

      Considerando que ela use o padrão USB-PD nos futuros smartphones é possível conseguir cargas rápidas, porem não sei se o padrão atual já tem carga rápida ou não.

      • Dark alliance

        Mais ela não usa o padrão lightning?
        Não sei, mais acho difícil ela se render ao padrão USB.. Ou to falando besteira?

        • Saulo Benigno

          Sim, ela usa o padrão lightning.

          Não, ela não vai se render ao padrão USB.

  • Anthony Fernando

    A Samsung e a Qualcomm não são rivais na área de processadores?

    • Mikael Maya

      A Samsung também é rival da Apple eee…

      • Anthony Fernando

        Verdade man, Tava esquecido que pra Samsung o dinheiro fala mais alto rsrsrs.

  • Mikael Maya

    “Galaxy Note 7 era o único smartphone do mercado com a tecnologia até então, mas ele explodiu” melhor resumo do Note 7 que vi até hoje.